O fórum juntou especialistas, docentes e outros profissionais de educação, representantes de várias instituições educativas da Região Autónoma da Madeira e com a participação de alunos, numa manhã dedicada à partilha de boas práticas e à reflexão sobre estratégias inovadoras aplicadas nas escolas madeirenses.
O Encontro iniciou-se com a atuação de Margarida Pedras, aluna do 9.º ano da Escola Básica com Pré-escolar e Creche (EB/PE/C) Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, e vencedora do Festival Regional Juvenil.
Seguidamente, Leonilde Olim, da Divisão de Ação e Inovação Pedagógica, procedeu a uma breve introdução do objeto e das finalidades prosseguidas pela inovação pedagógica, realçando as seguintes: processo educativo intencional, contextualizado, com foco nos alunos e em aprendizagens significativas co-construídas por professores emancipadores e por alunos responsáveis pelo seu processo de conhecimento, de aprendizagem e de autoavaliação.
A sessão de abertura contou com a presença de Elsa Fernandes, Secretária Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, João Costa e Silva, Diretor Regional de Educação, Gonçalo Faria, Diretor Pedagógico da Escola da APEL, e Leonilde Olim, Chefe de Divisão de Ação e Inovação Pedagógica.
De seguida, a aluna convidada, Sara Inácio, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, testemunhou a sua visão das práticas escolares, testemunho esse publicado no “Ponto e Vírgula”.
Pelas 10h00, teve lugar a conferência “Inovação Pedagógica: Necessidade ou Opção?”, apresentada por Sónia Martins, da Universidade da Madeira. A intervenção destacou os desafios da inovação pedagógica no atual contexto educativo, sublinhando a importância de repensar práticas e estratégias de ensino num cenário cada vez mais complexo.
O encontro prosseguiu com o Painel 1, dedicado aos Projetos de Inovação Pedagógica das Escolas da RAM, com a apresentação de três projetos de referência:
A moderação esteve a cargo de António Mendonça, Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, que orientou o debate e promoveu um diálogo aprofundado sobre os caminhos possíveis para o reforço da inovação pedagógica na Região.
João Costa e Silva, na Sessão de Encerramento, sintetizou as principais reflexões do dia, destacando o papel fundamental dos professores, profissionais de educação, famílias e alunos na construção de uma escola mais inclusiva, dinâmica e com o foco nos alunos e nas suas aprendizagens e na transformação de uma sociedade que se deseja mais justa, plural e democrático-participativa.
Assista ao vídeo: