A obra de São Gonçalo III – Fase 2 será composta por fogos de tipologias T1, T2 e T3. O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, bem como o Conselho de Administração da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, visitaram, esta terça-feira, dia 21 de julho, o arranque desta empreitada, que se insere na política de expansão do parque habitacional público da IHM pós-PRR, na vertente de arrendamento.
No terreno já se encontra também a construção de um conjunto habitacional de 35 fogos, em terreno da IHM, localizado na zona das Courelas, ao Sítio da Chamorra, na freguesia de Santo António, Funchal, até ao valor máximo de 6,1 M€. Estima-se a conclusão deste empreendimento em dezembro de 2027.
No início deste ano, foi lançada a primeira oferta pública para a seleção da cooperativa que beneficiará da cedência, a título definitivo e oneroso, das parcelas de terreno com a área global aproximada de 5.580,00 m2, localizadas no Caminho dos Saltos, na Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Funchal, destinado a habitação a custos controlados, no mínimo, de 40 fogos de tipologias T1, T2 e T3, respeitando os limites de área e preços do regime de Habitação a Custos Controlados (HCC).
A IHM abriu ainda, em maio último, uma oferta pública para a aquisição, até ao limite máximo de 23.000.000€, de edifícios/empreendimentos habitacionais novos no concelho de Santa Cruz, livres de ónus ou encargos, com exceção dos referentes ao regime de habitação de custos controlados, desocupadas de pessoas e de bens, para efeitos de posterior atribuição, em regime de arrendamento de habitação pública.
Atendendo ao valor global apresentado pela IHM e aos custos de construção, a estimativa passa pela aquisição de cerca de 80 fogos, dependendo sempre da evolução do setor imobiliário em termos de valores das frações. O objetivo da IHM passa pela aquisição de fogos de tipologias T1, T2 e T3, atendendo às principais necessidades dos agregados familiares após análise da realidade regional, e preferencialmente nas freguesias de Gaula e de Santa Cruz.
No passado mês de junho, foi adjudicada a empreitada de ampliação do Loteamento das Feiteirinhas – Fase 1, que visa a criação de 10 lotes para moradias unifamiliares de tipologia T2, para cedência em regime de direito de superfície. A empreitada foi adjudicada por 757.000,01 euros + IVA.
Em resumo, a IHM tem em curso um conjunto de procedimentos, que pretende iniciar até ao final do ano, para a construção de mais de cerca de uma centena de novas habitações públicas acessíveis.