"(...)O EE 2022 (Edição 2023), foi concebido e desenvolvido para continuar a proporcionar sínteses estatísticas que permitam caracterizar, analisar e avaliar a evolução do sistema educativo e formativo português. Sobretudo no que se refere a três domínios normalmente reconhecidos como fundamentais em publicações congéneres e que têm vindo a ser tratados em anos anteriores. No essencial e de modo geral, são apresentados dados relativos às ofertas e recursos, à população discente e à sua distribuição pelas ofertas de educação e formação e aos resultados e qualificações. Na sequência de um processo de reflexão baseado em pareceres elaborados por três académicos e peritos, foi feito um significativo esforço por parte de todos os membros da assessoria técnico-científica do conselho envolvidos neste trabalho, no sentido de organizar e sistematizar a informação reconhecidamente mais significativa e relevante para conhecer e compreender o “estado das coisas”, no que se refere ao sistema de educação e formação através das suas dinâmicas, dos seus desenvolvimentos mais positivos e das suas fragilidades. A partir desse esforço foi possível delimitar e focar os objetos e indicadores primordiais, permitindo produzir uma publicação menos extensa, de fácil e útil consulta e centrada em questões consideradas mais prementes no ano objeto de análise.(...)"