Pesquisar

Novo barómetro sobre as Regiões Ultraperiféricas apresentado

Trata-se de mais um parâmetro que vem enriquecer as publicações que a Direção Regional de Estatística tem vindo a realizar. 06-06-2022 Finanças
Novo barómetro sobre as Regiões Ultraperiféricas apresentado

Numa iniciativa da Direção Regional de Estatística da Madeira, foi divulgado, hoje, um conjunto de informação estatística, sobre as nove regiões da União Europeia que beneficiam do estatuto de Regiões Ultraperiféricas (RUP) e as condições de vida dos seus quase 5 milhões de habitantes.

Como explicou, na ocasião, o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, este novo parâmetro tratou de reunir, numa única compilação, o conjunto de indicadores que caracterizam as estas regiões ultraperiféricas, com base em dados como o território, a população, a educação, a saúde, o mercado de trabalho e, entre outros indicadores, o rendimento.

“Esta é uma matéria que nos é muito cara, pelo que acreditamos que este barómetro se revela muito pertinente, sobretudo numa altura em que enfrentamos um calendário europeu bastante intenso e exigente”, referiu o governante, realçando “algumas conclusões muito interessantes, que surpreenderão e contradirão algumas das afirmações dos partidos da oposição” e que “servirão de instrumento de apoio à tomada de decisões e à negociação no projeto europeu”.

O responsável pela tutela realçou, ainda, a aposta que o Governo Regional tem vindo a realizar no incremento da qualidade e da divulgação da informação estatística, por forma a responder às necessidades de informação de uma Sociedade cada vez mais exigente no que se refere à relevância, qualidade e oportunidade dessa mesma informação.

“Hoje, mais do que nunca, a informação estatística é uma forma de conhecimento da realidade económica, financeira e social da nossa Região, imprescindível à definição de políticas e tomada de decisões por parte dos diferentes agentes económicos e do cidadão”, defendeu o secretário regional.

 

 

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.