Pesquisar

Contrato para a instalação de Cabos Submarinos - Anel CAM já foi assinado

O Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, em representação do Presidente do Governo Regional, participou, esta manhã, na sessão pública de assinatura do Contrato para Fornecimento e Instalação de Cabos Submarinos - Anel CAM (Continente-Açores-Madeira), que teve lugar nas instalações da Infraestruturas de Portugal, em Almada. 13-03-2024 Finanças
Contrato para a instalação de Cabos Submarinos - Anel CAM já foi assinado

O Secretário das Finanças saudou o investimento que, embora tardio, vai finalmente para o terreno.

Além disso, lembrou o governante, o Estado só se compromete com a ligação Continente-Açores -Madeira, deixando de fora a ligação ao Porto Santo. Assim sendo, o Governo Regional é que deverá suportar a ligação Madeira- Porto Santo, num investimento superior a 1 milhão de euros.

Para além da capacidade limitada, o tempo de vida do atual cabo, do operador privado Altice, termina no final deste ano, pelo que a Região arriscaria a ficar sem comunicações com o resto do mundo e a ver ampliada a sua ultraperificidade.

Foi, aliás, para precaver esse risco, que o Governo Regional decidiu, em 2018, fazer um importante investimento noutro cabo submarino – Ellalink –, desenvolvido pelo Grupo EEM, através da sua participada EMACOM, que é um operador de telecomunicações neutro e integralmente público, detido em 100% pela Região Autónoma da Madeira.

Esta infraestrutura de telecomunicações submarina entre o Funchal e Sines, considerada como a quarta acessibilidade e um instrumento essencial para o desenvolvimento regional, representou um investimento no valor de 15,6 milhões de euros, sendo constituída por um par de fibras óticas com capacidade de transmissão de 13, 5 Terabits e com um período de vida útil não inferior a 25 anos.

Os dois cabos submarinos, Ellalink e o novo Anel CAM,  terão uma grande relevância para o desenvolvimento da Madeira, respondendo às atuais preocupações do setor empresarial e da população em geral, com muitos benefícios para os operadores de telecomunicações e para todos os madeirenses, tanto pela redução de preço, como pelo aumento da capacidade de transmissão.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.