Na sequência de um diálogo com a Comissão Europeia e as autoridades nacionais de defesa do Consumidor (rede CPC), as agências de viagens online e Dreams ODIGEO (com marcas como eDreams, Opodo, Go Voyages, Travellink e Liligo); Grupo Etraveli (com marcas como Mytrip, GotoGate, Flybillet, Flightnetwork, Supersavetravel, seat24 e Travelstart); e Kiwi. com, comprometeram-se a prestar uma informação mais clara aos consumidores sobre os seus direitos em caso de cancelamento de voos, por parte das companhias aéreas, e a transferir os reembolsos dos bilhetes no prazo de sete dias após a receção das companhias aéreas, o que significa que os consumidores devem recebê-los num total de 14 dias.
Na sequência daquele diálogo, essas agências de viagens online assumiram os seguintes compromissos:
Os três principais intermediários das companhias aéreas europeias concordaram em pôr em prática tais mudanças até Pa.
A rede CPC encerrou agora o diálogo com todos os intermediários das companhias aéreas, mas as autoridades nacionais continuarão a verificar se os compromissos assumidos são corretamente cumpridos.
Pode aceder ao comunicado de imprensa da Comissão (em inglês), de 27 de junho de 2023, em ec.europa.eu.