Pesquisar

Responsável da Europa pelo Cluster da Saúde visita projetos inovadores no SESARAM

O ICU4COVID é uma solução inovadora que emergiu do contexto da atual pandemia, é um projeto pioneiro que decorre em consórcio e envolve mais de 20 hospitais espalhados pela Europa e foi um dos 23 projetos selecionados pela Comissão Europeia, tendo um financiamento global de 10,4M€. 28-05-2021 Saúde e Proteção Civil
Responsável da Europa pelo Cluster da Saúde visita projetos inovadores no SESARAM

Christoph Klein, membro da Comissão Europeia responsável pelo acompanhamento e monitorização dos projetos no Cluster da Saúde visitou hoje espaços do Hospital Dr. Nélio Mendonça para se inteirar do projeto implementado de telemedicina ICU4COVID.

 

Veio acompanhado por Tal Soffer, Diretora da Unidade de Tecnologia, Previsão de Sociedade e Centro de Instrução Académica com Suporte da Web (Director of Technology and Society Foresight Unit and the Web Supported Academic Instruction center) na Universidade de Tel Aviv em Israel.

 

A visita deu a conhecer a Câmara Hiperbárica, o Centro de Simulação Clínica e terminou nos locais onde está a ser implementado o projeto ICU4COVID.

 

A acompanhar esta visita esteve o Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

 

Surge na sequência da inauguração pelo Presidente da Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, no passado dia 24 de maio, no Fórum Madeira, da iniciativa "Madeira Digital Health and Wellbeing" promovida e organizada pela Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e Secretaria Regional de Turismo e Cultura no âmbito dos projetos Smart4Health, ICU4Covid, Smart Bear e QualiChain.

 

O ICU4COVID é um projeto da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil que se encontra a ser implementado no SESARAM.

 

É um projeto financiado a 100% pelo Horizonte 2020, - um Programa Comunitário de Investigação & Inovação, e terá a duração de dois anos, estando previsto terminar no final de 2022.

 

O ICU4COVID é uma solução inovadora que emergiu do contexto da atual pandemia, é um projeto pioneiro que decorre em consórcio e envolve mais de 20 hospitais espalhados pela Europa e foi um dos 23 projetos selecionados pela Comissão Europeia, tendo um financiamento global de 10,4M€.

 

Pressupõe a aplicação da telemedicina aos cuidados intensivos, através da transformação da realidade atual com a instalação de tecnologia inteligente à cabeceira de cada cama/doente. A sua ligação em tempo real a uma central de monitorização remota – à qual chamamos de cockpit, permitirá um hospital mais preparado para o futuro e um posicionamento de referência a nível internacional para os outros hospitais deste consórcio.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.