Pesquisar

Consultas de Endocrinologia aumentaram em ano de Pandemia 

Na Região Autónoma da Madeira, são cerca de 26 mil pessoas com diabetes. 14-10-2021 Saúde e Proteção Civil
Consultas de Endocrinologia aumentaram em ano de Pandemia 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na abertura das XV Jornadas de Diabetes da Madeira e 6.º Simpósio Satélite da Tiroide, no dia 14 de outubro no, Funchal.  

 

Pedro Ramos enfatizou o aumento de consultas de endocrinologia, em ano de pandemia e agradeceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde. “No ano de 2020 registou-se um aumento no número de consultas na ordem dos 10% comparativamente ao ano anterior. Nesse mesmo ano, o número de idas ao Serviço de Urgência diminuíram, o que significa que os doentes diabéticos mantiveram-se estáveis e orientados. As pessoas também praticaram mais exercício físico e tiveram mais cuidado com a alimentação”, disse. 

 

Na Região Autónoma da Madeira, são cerca de 26 mil pessoas com diabetes. O acompanhamento destes utentes é assegurado pela equipa de profissionais do Serviço de Endocrinologia e em articulação com os restantes serviços hospitalares e centros de saúde para resposta às situações urgentes e emergentes relacionadas com a diabetes. 

 

Na RAM são disponibilizadas bombas perfusoras de insulina aos jovens e adolescentes com Diabetes Tipo I, que cumpram os critérios clínicos. 

 

A Região possibilita o acesso a tratamentos muito eficazes e seguros para a diabetes, mas o melhor tratamento continua a ser a prevenção com a adoção de estilos de vida saudáveis “a diabetes pode ser prevenida em cerca de 70% dos casos, controlando o excesso de peso e praticando exercício físico”, referiu.

 

O governante recordou a existência do rastreio da retinopatia diabética, desde 2007 na RAM. Trata-se de um rastreio gratuito e sistemático dirigido a toda a população com resposta hospitalar. “Decorre neste momento a IX Volta do rastreio, para cada volta são convocados cerca 13 mil utentes, e a taxa de adesão está na ordem dos 70%”. 

 

A diabetes é a principal causa de cegueira nos países desenvolvidos, o diagnóstico e tratamento atempado da retinopatia diabética podem evitar esta patologia. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.