Pesquisar

Auditoria à comunicação dos serviços de saúde da RAM revela eficiência e proatividade durante a pandemia 

Na sua intervenção, Pedro Ramos afirmou “na resposta à pandemia fomos proativos, protegemos os grupos mais vulneráveis e informamos a população”, disse.  28-10-2021 Saúde e Proteção Civil
Auditoria à comunicação dos serviços de saúde da RAM revela eficiência e proatividade durante a pandemia 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu, no dia 28 de outubro, no Salão Nobre do Governo Regional, à cerimónia de apresentação dos principais resultados da auditoria à comunicação à comunicação desenvolvida pelos Serviços de Saúde da RAM, no âmbito da gestão da pandemia. 

 

Os resultados revelam eficiência e proatividade comunicacional durante a pandemia. “Os serviços tutelados pela secretaria regional de Saúde e Proteção Civil basearam-se numa estratégia de comunicação considerada bem-sucedida, proativa e eficiente durante a pandemia”, apontou a responsável pela análise, Inês Santos, subdiretora de Comunicação Corporate da empresa Cunha e Vaz & Associados (CV&A). 

 

Na sua intervenção, Pedro Ramos afirmou “na resposta à pandemia fomos proativos, protegemos os grupos mais vulneráveis e informamos a população”, disse. 

 

O responsável pela tutela da Saúde lembrou algumas das ações realizadas no âmbito da gestão da pandemia. Foram publicados mais de 500 boletins informativos sobre a situação epidemiológica da COVID-19 na RAM, realizadas 72 conferências de imprensa; a participação de especialistas em programas televisivos dedicados à informação e prevenção da COVID-19; a criação de páginas web e redes sociais para a divulgação de informação inerente à pandemia; a criação de grupos whatsapp; os contactos regulares com os órgãos de comunicação social; a criação de um call center dedicado à vacinação contra a COVID-19 e a criação de um contador automático para o acompanhamento, em tempo real, das vacinas administradas; a disponibilização de diversas linhas de apoio; a realização de diversas campanhas de informação e sensibilização entre muitas outras ações de comunicação e informação. 

 

A auditoria, da responsabilidade de uma entidade externa, empresa CV&A, centrou-se na análise e diagnóstico de avaliação dos instrumentos, das práticas e dos meios de comunicação utilizados na Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e nos serviços sob a sua tutela, nomeadamente o Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, EPERAM), Instituto de Administração de Saúde (IASAÚDE), Direção Regional de Saúde (DRS) e Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRSPC). 

 

Para o desenvolvimento da auditoria, foi realizada uma caracterização da realidade comunicacional interna e externa na SRS e nos serviços sob a sua tutela; foi efetuado um diagnóstico qualitativo através de entrevistas e reuniões individuais e, também, uma avaliação quantitativa, com recurso a inquéritos anónimos online a quadros da SRS e dos serviços sob a sua. 

 

Na ocasião, foram apresentados os principais resultados da auditoria, destacadas as boas práticas de comunicação no âmbito da pandemia, identificados os principais pontos a melhorar, as principais conclusões e recomendações. 

 

Para maior detalhe, clique aqui para aceder ao Relatório de Auditoria de Comunicação.

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.