Pesquisar

Madeira acolhe em outubro o DIGITAL HEALTH SUMMIT - H-INNOVA 2022

O DIGITAL HEALTH SUMMIT tem como objetivo potenciar a Inovação em Saúde, com vista a melhoria da qualidade de vida dos utentes/doentes; das condições de trabalho dos profissionais de saúde; e a aumentar a eficácia e a eficiência dos hospitais e de outros prestadores de cuidados de saúde. 01-04-2022 Saúde e Proteção Civil
Madeira acolhe em outubro o DIGITAL HEALTH SUMMIT - H-INNOVA 2022

Os secretários regionais da Saúde, Pedro Ramos, e da Economia, Rui Barreto, estiveram presentes no lançamento oficial do evento DIGITAL HEALTH SUMMIT - H-INNOVA 2022 “Inovação em Saúde”, no dia 31 de março, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, no Funchal.

 

Este evento acontece pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira, entre os dias 5 e 8 de outubro de 2022, com apresentações focadas na tecnologia, transformação digital e aplicação de Data Science, incluindo Artificial Intelligence e Machine Learning à área da saúde aproximando hospitais, startups, organizações e investigadores de modo a desenvolverem networking e oportunidades de negócio. 

 

O DIGITAL HEALTH SUMMIT tem como objetivo potenciar a Inovação em Saúde, com vista a melhoria da qualidade de vida dos utentes/doentes; das condições de trabalho dos profissionais de saúde; e a aumentar a eficácia e a eficiência dos hospitais e de outros prestadores de cuidados de saúde.

 

Na ocasião, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, salientou a importância desta iniciativa para a Região, afirmando que este é um evento de interesse Regional, com benefícios diretos nas várias áreas, não só na saúde, mas também “no ambiente, na agricultura, nas finanças e na economia”. 

A inovação tecnológica aplicada à saúde é o futuro dos cuidados de saúde na RAM. De acordo com o governante, as novas ferramentas “serão de extrema utilidade e vão dotar os profissionais de todas as condições para tratar cada vez melhor os utentes, com segurança, qualidade e humanização. Vamos melhorar a acessibilidade, o diagnóstico e todas as áreas de intervenção”.

 

Na sua intervenção, o responsável com a pasta da Saúde e Proteção Civil, disse que o novo Hospital da Madeira, que é já uma realidade, terá uma nova designação “Hospital Universitário Digital da Madeira”, em resultado da transformação digital que a Região está a implementar na sociedade.

 

O responsável reforçou que a transformação digital vai fazer parte do novo futuro da Saúde na RAM e, citando Nigel Crisp, membro da Câmara dos Lordes e CEO do National Health Service do Reino Unido entre 2000 e 2006, disse que “a saúde é feita em casa e que o hospital é só para reparações”. 

Nesta responsabilidade da saúde, as diversas áreas “Educação, Social, entre outras” desempenham um importante papel na promoção da saúde e o próprio cidadão tem uma grande responsabilidade na gestão da sua saúde e na prevenção da doença.

 

Na apresentação do evento, Pedro Ramos referiu-se à RAM como uma Região também 3 I’s “uma vez que está a investir cada vez mais na área da Investigação, da Inovação e da Inteligência Artificial”. 

 

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, por seu lado, lembrou a construção do novo hospital, já em curso, para dizer que se trata de um projeto que prevê “a criação de um centro de competências e de desenvolvimento de aplicações na área da saúde, algo que será pioneiro, inclusive à escala europeia”.

 

Por isso, Rui Barreto considera que esta parceria é de extrema importância para a Região, na medida em que ela reflete uma preocupação com a prestação de melhores serviços à população, assente também em tecnologias de ponta, graças à rede internacional ligada às áreas do conhecimento e da investigação em que se desenvolve este projeto.

 

Além da prestação de melhores cuidados prestados à população, Rui Barreto considera que esta parceria é também uma mais-valia para a economia da Região, na medida em que cria condições para o desenvolvimento de um cluster tecnológico, criando postos de trabalho, reforçando, simultaneamente, o valor que a Madeira tem no exterior, atraindo quadros e especialistas nas mais diversas áreas.

 

 

Esta é uma iniciativa do Governo Regional da Madeira e da PremiValor Consulting, em parceria com diversas entidades parceiras.

 

Este evento surge no âmbito das atividades do H-INNOVA - HEALTH INNOVATION HUB (www.hinnovahub.com), acelerador de inovação para a área da saúde, atendendo a uma necessidade identificada a nível nacional e internacional.

 

O DIGITAL HEALTH SUMMIT 2022, está também associado ao projeto do novo Hospital Central da Madeira (HCM) que se pretende que seja uma referência não só ao nível da prestação dos cuidados de saúde, mas também uma referência em termos de inovação em saúde, investigação científica e desenvolvimento de projetos com potencial de implementação, em articulação com outros hospitais nacionais e internacionais, universidades, centros de investigação e empresas/organizações de referência.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.