Pesquisar

Governo Regional celebra protocolo com a autarquia do Funchal para promoção da Alimentação Saudável e Segura

As autarquias são locais estratégicos para trabalhar o meio envolvente das populações, sendo organismos privilegiados para a promoção do desenvolvimento da nutrição comunitária e atualmente os municípios estão cada vez mais preparados, e empenhados em melhorar a saúde da população, através da nutrição e alimentação saudável e sustentável. 08-04-2022 Saúde e Proteção Civil
Governo Regional celebra protocolo com a autarquia do Funchal para promoção da Alimentação Saudável e Segura

O Governo Regional, através das Secretarias Regionais de Saúde e Proteção Civil; da Educação, Ciência e Tecnologia; da Agricultura e Desenvolvimento Rural; e de Inclusão Social e Cidadania, celebrou, no dia 8 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, um protocolo de cooperação no âmbito da Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS).

 

Na ocasião, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, em representação do Governo Regional, agradeceu à “capital Madeirense” por se associar a esta estratégia, e felicitou o autarca funchalense pelos passos que tem vindo a tomar que “vêm ao encontro da denominada cidade 3’S – Saudável, Segura e Sustentável”. 

 

Pedro Ramos afirmou que “todos nós temos a responsabilidade do nosso comportamento, de mudarmos um pouco a saúde das nossas populações, a nossa saúde individual, a nossa saúde coletiva”. Baseando-se numa notícia recém-publicada, o governante referiu que “25% da mortalidade no futuro poderá estar associada a erros alimentares e à alimentação inadequada, e esta é uma preocupação de todos nós”, reiterou.

 

As autarquias são locais estratégicos para trabalhar o meio envolvente das populações, sendo organismos privilegiados para a promoção do desenvolvimento da nutrição comunitária e atualmente os municípios estão cada vez mais preparados, e empenhados em melhorar a saúde da população, através da nutrição e alimentação saudável e sustentável.

 

Ao abrigo do referido protocolo, a Câmara Municipal do Funchal irá apoiar e desenvolver um conjunto de iniciativas, nomeadamente: “desenvolver um plano de comunicação dirigido aos munícipes do Funchal com recursos às diferentes valências dos especialistas da ERPASS; divulgar as iniciativas promovidas no âmbito desta Estratégia Regional nos canais de comunicação interna; disponibilizar acessibilidade e ser elemento facilitador para a dinamização das atividades no âmbito deste protocolo, nomeadamente transportes, e utilização dos espaços públicos; envolver as empresas municipais nas atividades partilhadas desenvolvidas no âmbito deste protocolo, designadamente, Sociohabitafunchal, Frente MarFunchal e Bombeiros Sapadores do Funchal”.

 

A ERPASS foi implementada na RAM a 29 de maio de 2017 e, desde então, tem desenvolvido, várias iniciativas na comunidade privilegiando as faixas etárias mais jovens e os idosos, com evidência para os cidadãos em condições mais vulneráveis no sentido de promover comportamentos alimentares e estilos de vida integrados no conceito da Alimentação Saudável e Sustentável, tendo como referência a Dieta Mediterrânica.

 

Na cerimónia de assinatura, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, a coordenadora da ERPASS, Teresa Esmeraldo, representantes das várias secretarias envolvidas nesta Estratégia Regional, entre outros convidados.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.