Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Serviço de Cirurgia promove 1º Curso de hérnia na Madeira

O curso teórico-prático divide-se entre a Sala de Conferências e o espaço da Cirurgia de Ambulatório, com a abordagem das técnicas minimamente invasivas Lichtenstein, Totalmente Extraperitoneal (TEP) e Transabdominal Pré-Peritoneal (TAPP). 05-05-2022 Saúde e Proteção Civil
Serviço de Cirurgia promove 1º Curso de hérnia na Madeira

O Serviço de Cirurgia Geral do SESARAM, EPERAM, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cirurgia, promove nos dias 5 e 6 de maio o 1º Curso de Hérnia na Madeira, destinado aos médicos Especialistas de Cirurgia Geral e aos médicos Internos de Formação Específica de Cirurgia Geral. 

 

O curso teórico-prático divide-se entre a Sala de Conferências e o espaço da Cirurgia de Ambulatório, com a abordagem das técnicas minimamente invasivas Lichtenstein, Totalmente Extraperitoneal (TEP) e Transabdominal Pré-Peritoneal (TAPP).

 

No âmbito desta iniciativa serão intervencionados sete utentes, destes, quatro no dia 5 de maio com recurso à técnica Lichtenstein, ou seja, cirurgia de hérnia inguinal via aberta, com anestesia local (neste caso, os utentes pernoitam no hospital) e no dia 6 de maio, três com recurso às técnicas laparoscópica TEP e TAPP na hernioplastia inguinal. Estes últimos irão regressar ao seu domicílio no próprio dia. 

 

As intervenções aos utentes serão transmitidas em direto a partir das salas de cirurgia do ambulatório para a Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, para que os médicos dos Serviço de Cirurgia Geral possam acompanhar os procedimentos realizados.

 

A realização destas técnicas minimamente invasivas, em regime de ambulatório, traz mais-valias para os doentes e para o Serviço Regional de Saúde, uma vez que o doente, após a intervenção, regressa a casa no próprio dia, conferindo-lhes uma maior comodidade e conforto.

 

    Estas técnicas já aconteceram no passado no SESARAM, EPERAM, e, neste momento, estão a ser intensificadas como prática recorrente no Serviço de Cirurgia Geral. A aposta nesta formação tem como objetivo impulsionar estas técnicas junto dos médicos especialistas de Cirurgia Geral e dos médicos Internos de Formação Específica de Cirurgia Geral.

 

O programa reúne médicos especialistas de renome nacional na área da cirurgia da Parede Abdominal, como Carlos Magalhães, Presidente do Capítulo da Parede Abdominal da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, Artur Flores, membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, Eva Barbosa, do Centro Hospitalar Universitário de São João e Joana Correia da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. 

 

Os médicos do SESARAM, António Quintal e João Louro, especialistas em Cirurgia Geral, o médico Interno de formação específica de Cirurgia Geral, Duarte Alves, e o anestesista, Mauro Mendonça, também são convidados a participar neste programa formativo.

 

Esta iniciativa irá fomentar o intercâmbio de experiências com os especialistas convidados, reconhecidos nacionalmente como referências na área da cirurgia da Parede Abdominal.

 

A realização deste curso visa impulsionar a implementação de técnicas cirúrgicas adequadas à Cirurgia de Ambulatório, um pilar iminente à atividade clínica do Serviço e uma exigência do Colégio da Especialidade de Cirurgia Geral na atribuição da idoneidade ao Serviço de Cirurgia para Formação de Internos de Formação Específica de Cirurgia Geral.

 

Este curso é da responsabilidade dos médicos especialistas do Serviço de Cirurgia Geral do SESARAM, EPERAM, nomeadamente, Fernando Jasmins (diretor de serviço), Maria José Gomes, Rúben Tibúrcio Barreto e Catarina Rodrigues.