Pesquisar

Rúbrica: Hora da Saúde e Proteção Civil “SESARAM evoca Dia Mundial do Não Fumador”

No Serviço Regional de Saúde são 10 Centros de Saúde e um Hospital que disponibilizam à população da Região a consulta da cessação tabágica. 17-11-2022 Saúde e Proteção Civil
Rúbrica: Hora da Saúde e Proteção Civil “SESARAM evoca Dia Mundial do Não Fumador”

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se, anualmente a 17 de novembro e visa sensibilizar a população para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e as formas mais eficazes para deixar de fumar.

 

No Serviço Regional de Saúde são 10 Centros de Saúde e um Hospital que disponibilizam à população da Região a consulta da cessação tabágica. Esta consulta é multidisciplinar e conta com uma equipa constituída por um médico, um enfermeiro, um psicólogo e um nutricionista.

 

O Serviço Regional de Saúde relembra que a consulta de cessação tabágica está disponível nos seguintes centros de saúde, Bom Jesus, Nazaré, Santo António, Porto Santo, São Vicente, Santo da Serra, Ponta-do-sol, Calheta, Porto Moniz e Ribeira Brava - que assegura a consulta de toda a Zona Oeste e no Hospital dos Marmeleiros.

 

Até à data de 31 de outubro de 2022, registaram-se 5.127 consultas (Centros de Saúde e Hospital dos Marmeleiros), sendo 1.907 consultas médicas (presenciais e não presenciais) e 3.559 consultas de enfermagem (presenciais e não presenciais) e as restantes, consultas de psicologia e nutrição realizadas pelos outros profissionais da equipa multidisciplinar.

No período compreendido entre 5 de janeiro e 31 de outubro de 2022, foram admitidos cerca de 100 novos utentes à consulta de cessação tabágica.

 

A Consulta de Cessação Tabágica teve início a 21 de fevereiro de 2005. Atualmente, são seguidos com periodicidade variável, um total de 4.100 utentes, sendo que nenhum utente tem alta da consulta.

 

 

Sobre a Consulta de Cessação Tabágica:

No 1º mês de tratamento, as consultas médicas e de enfermagem são semanais. Durante o 2º e 3º mês, as consultas médicas e de enfermagem são quinzenais. Do 4º mês e até aos 12 meses, as consultas têm periodicidade mensal. Concluído o primeiro ano, as consultas médicas e de enfermagem passam a ter periodicidade trimestral.

 

As consultas de nutrição têm uma periodicidade mensal no primeiro semestre, passando a ter um carácter trimestral até ao final do segundo semestre. Findo o primeiro ano, os utentes são seguidos semestralmente. Esta periodicidade poderá, contudo, ser alterada consoante os objetivos terapêuticos.

 

As consultas de psicologia clínica têm periodicidade variável. Nestes tratamentos além da instituição de terapêutica farmacológica, é fundamental o aconselhamento prestado bem como a intervenção comportamental.

 

CARTAZ ALUSIVO AO DIA DO NÃO FUMADOR


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.