Pesquisar

Ambulatório vai resolver cirurgias em lista de espera

Cirurgia do ambulatório vai entrar em pleno funcionamento dentro de 3 meses, garantiu o secretário regional da Saúde, no final de mais uma reunião de trabalho, desta vez com o sindicato dos enfermeiros, profissionais que serão relevantes para o ambulatório. 02-02-2017 Saúde e Proteção Civil
 Ambulatório vai resolver cirurgias em lista de espera

“Mais uma reunião produtiva”, foi desta forma que o secretário regional da Saúde reagiu no final de mais uma reunião de trabalho com as várias entidades do sector, desta vez com o sindicato dos Enfermeiros. Um encontro em que foram analisados os contributos dos enfermeiros do Serviço de Saúde para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde.

Pedro Ramos mostrou-se atento aos aspectos sindicais da classe, mas quis acima de tudo transmitir as grandes prioridades para o serviço de saúde e a medida em que os enfermeiros podem contribuir para a concretização dos objectivos traçados.

A este propósito, o tutelar da pasta da Saúde destacou a entrada em pleno funcionamento da cirurgia do ambulatório como a grande prioridade dos próximos 3  meses, em que que os enfermeiros serão essenciais.

O ambulatório será uma forma de reduzir as listas de espera cirúrgica, pois conforme explicou Pedro Ramos houve “uma longa e profunda reflexão, houve uma reclassificação e passámos de um número assustador, publicado na comunicação social, para um número mais aceitável , dividindo-se em três componentes: cirurgia de ambulatório, cirurgia do Bloco Operatório normal e a pequena cirurgia”.

Dessa lista, foram apurados que “cerca de 9 mil doentes carecem de cirurgia convencional, 6 mil são casos de cirurgia de ambulatório e as restantes mil são casos de pequena cirurgia” disse o secretário regional da saúde.

O secretário adiantou ainda que em algumas especialidades 90% dos casos são realizáveis em ambulatório. É o que se passa na Oftalmologia, na cirurgia-geral, otorrino, urologia, neurocirurgia e dermatologia.

Relativamente ao reforço de enfermeiros, o secretário regional da Saúde reconheceu que o número não satisfaz, mas lembrou, que no ano passado, o Governo Regional fez um importante reforço nesta área, contratando um número recorde de profissionais de enfermagem, ou seja, 153 enfermeiros.

 

Vantagens da cirurgia do ambulatório

Um vasto número de cirurgias ao serem realizadas em regime de ambulatório com a mesma qualidade e segurança, proporcionam inúmeras vantagens aos doentes e aos profissionais de saúde tais como:

  1. Uma menor possibilidade de complicações quer sejam decorrentes do ambiente em que os doentes se encontram (menor possibilidade de contraírem infecções de origem hospitalar por menor contacto com outros doentes que possam ser portadores de infecções graves), quer sejam resultantes da própria operação (a recuperação mais rápida dos doentes que evita que estes se encontrem por tempos prolongados no seu leito, permitirá reduzir a incidência de complicações na circulação sanguínea, no coração, nos pulmões, nos intestinos, etc).
  2. Uma maior disponibilidade de camas nos hospitais para outros doentes, melhorando a eficácia dos serviços de saúde no tratamento de doentes com problemas mais graves. 
  3. Mais rápida integração familiar e socio- profissional possibilitando o apoio e o conforto da família de uma forma quase imediata que, se é importante para todos, se tornam fundamental quando pensamos em crianças e idosos; a possibilidade de um início da actividade profissional mais rápida, em virtude da evolução da tecnologia e aliada a uma maior motivação e incentivo para o retomar da vida diária normal é outro aspecto muito importante, e que tem impacte económico e social muito significativo.
  4. Uma maior humanização no atendimento ao doente, através de um serviço geralmente realizado numa Unidade sem a dimensão dos grandes Hospitais em que a humanização é mais difícil de obter, com uma equipa de profissionais motivados e empenhados num serviço de qualidade com grandes preocupações na informação e esclarecimento de doentes.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.