Pesquisar

SESARAM disponibiliza técnica inovadora para tratar doentes com AVC

A resolução da trombose de uma artéria cerebral através da neurorradiologia de intervenção, a trombectomia, é a técnica de reperfusão das artérias cerebrais mais recente e mais eficaz existente na actualidade, e é desde o dia 01 de março, mais uma terapêutica de ponta disponível no SESARAM, para os doentes com AVC no estado grave e muito grave. 07-03-2017 Saúde e Proteção Civil
SESARAM disponibiliza técnica inovadora para tratar doentes com AVC

O Serviço de Saúde da RAM realizou a 1º trombectomia na Região Autónoma da Madeira, no dia 03 de março de 2017, no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Uma terapêuticade ponta utilizada nos doentes com Acidente vascular isquémico (AVC) grave com prognóstico muito reservado. Esta técnica, inovadora no SESARAM, está disponível,para todos os doentes com AVC com indicações clínicas para esta intervenção desde o dia 01 de março. 

A intervenção foi bem-sucedida e esteve a cargo de uma equipa multidisciplinar, liderada pelos médicos neurorradiologistas, Tiago Rodrigues e José Franco. A trombose de uma artéria cerebral através da neurorradiologia de intervenção dissolve o trombo detetado na hora. Com esta técnica, indicada para os AVC mais graves e com prognóstico muito reservado, melhora-se muito o seu prognóstico permitindo que cerca de 50% destes doentes possam voltar ao seu local de trabalho e ter uma vida normal.
A resolução da trombose de uma artéria cerebral através da neurorradiologia de intervenção, a trombectomia, é a técnica de reperfusão das artérias cerebrais mais recente e mais eficaz existente na actualidade, e é desde o dia 01 de março, mais uma terapêutica de ponta disponível no SESARAM, para os doentes com AVC no estado grave e muito grave. 
Na Região Autónoma da Madeira estima-se que sejam cerca de 80 os doentes, por ano, a necessitar desta intervenção. No geral são os doentes com AVC que têm uma grande probabilidade de ficar com lesões altamente incapacitantes.
A trombectomia tem alta probabilidade de reduzir, a gravidade das lesões causada pelo AVC e devolver ao doente a capacidade funcional desejável, contribuindo decididamente para o seu bem estar social e psíquico.
Importa salientar que todo este trabalho, só é possível, graças ao encaminhamento imediato deste tipo de doentes para a Via Verde do AVC, o que contribui para o sucesso desta intervenção, uma vez que, a remoção de um trombo, com visualização angiográfica, deve ser feita até às primeiras seis horas, após o início dos sintomas do AVC.
No acompanhamento e diagnóstico, intervém, uma equipa multidisciplinar de diferentes áreas da medicina, nomeadamente, Medicina Interna, Neurologia, Neurocirurgia, Neurorradiologia, Anestesiologia, Medicina Intensiva e Cirurgia Vascular.
O acidente vascular cerebral continua a ser a primeira causa de morte em Portugal, e é responsável por grande morbilidade, incapacidade crónica, dependência de terceiros e elevados custos económicos.
Na Região Autónoma da Madeira, são diagnosticados, por ano, 900 casos de doentes com AVC. Estes doentes são acompanhados pela equipa da Unidade de AVC do SESARAM, coordenada pelo médico especialista em Medicina Interna, Rafael Freitas.
  


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.