Pesquisar

Dia Mundial Sem Tabaco

No DIA MUNDIAL SEM TABACO 2023, DRS reforça o movimento “Eu Escolho Saúde, Não tabaco” 30-05-2023 Saúde e Proteção Civil
Dia Mundial Sem Tabaco

Todos os anos, a 31 de maio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) promove o Dia Mundial Sem Tabaco.

 

A celebração tem como objetivo alertar os decisores e a população em geral para a epidemia do tabaco e para a morbilidade e a mortalidade associadas, as estratégias da indústria do tabaco e as ações preventivas e de controle do tabagismo. Esta iniciativa pretende, igualmente, reforçar a importância de ter uma vida saudável e proteger crianças e jovens das consequências devastadoras do tabagismo, no sentido de alcançarmos um mundo livre de tabaco.

 

No ano de 2023, o mote escolhido pela OMS é “Cultive alimentos, não tabaco”, sugerindo a ajuda às regiões produtoras de tabaco para que possam mudar a sua agricultura e produzir alimentos, o que permitirá uma melhoria na saúde e no ambiente. 

 

Nas regiões não produtoras de tabaco, a atenção foca-se na prevenção do consumo, realçando os riscos para a saúde associados ao uso do tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir o seu consumo.

 

Na RAM, os estudos realizados têm sugerido que a prevalência do consumo de tabaco nos jovens tem vindo a diminuir, além de ser a mais baixa do país (Dados do estudo do Dia da Defesa Nacional, 2021). Sendo estes dados sugestivos da eficácia das estratégias preventivas implementadas ao longo da última década, esta continua a ser uma prioridade regional.

 

A Direção Regional da Saúde, através da sua unidade dedicada à prevenção de comportamentos aditivos e dependências - UCAD, tem dinamizado uma campanha de prevenção regional no sentido de reforçar o movimento “Eu Escolho Saúde, Não tabaco”, em 2023.

 

Ações preventivas sobre esta matéria têm sido realizadas em vários contextos, designadamente, em escolas, nos vários níveis de ensino, em contexto laboral e em eventos dedicados à promoção da saúde.

 

Os aderentes ao movimento “Eu Escolho Saúde, Não tabaco” são cada vez mais, no entanto, a Direção Regional da Saúde relembra como aderir ao movimento:

 

- Se não é fumador: mantenha a decisão de não fumar e evite permanecer em espaços onde outras pessoas fumam;

 

- Se é fumador: procure deixar de fumar, aceda à consulta de cessação tabágica; evite expor os não fumadores ao fumo do tabaco, em particular as crianças; comece por evitar o fumo em ambientes fechados, incluindo no carro e em casa; e lembre-se de colocar as beatas apagadas em baldes do lixo, evitando poluir o ambiente.

 

- Aceite o desafio, comprometa-se com a sua Saúde e adira ao movimento “Eu Escolho Saúde, Não tabaco”!

 

- Se está ativo nas redes sociais, partilhe a sua história de escolha pela saúde, em detrimento do tabaco, com o hashtag  #euescolhosaude.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.