Pesquisar

SESARAM dá curso de Suporte Básico de Vida a coordenadores que vão participar na JMJ

A atividade formativa esteve a cargo da coordenadora do Centro de Simulação Clínica da Madeira, Regina Rodrigues, médica especialista em anestesiologia, e contou com a colaboração das médicas Catarina Lume, Mariana Luís, e dos enfermeiros Dino Fernandes e Sónia Vasconcelos. 22-07-2023 Saúde e Proteção Civil
SESARAM dá curso de Suporte Básico de Vida a coordenadores que vão participar na JMJ

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, esteve, esta manhã, no Centro de Simulação Clínica da Madeira, para a abertura do Curso de Suporte Básico de Vida dirigido aos coordenadores dos grupos de jovens da Região Autónoma da Madeira que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa.

 

Esta iniciativa reúne 29 elementos e visa dotar os participantes de conhecimentos básicos de primeiros socorros para poder atuar em eventuais situações que possam ocorrer na JMJ.

 

Ao longo do dia de hoje, os participantes vão aprender conceitos e treinar a resposta a situações de saúde. Segundo o responsável pela tutela da Saúde e Proteção Civil na RAM, esta é uma “oportunidade de aumentar os conhecimentos numa área extremamente importante que permite ajudar os outros”, “este conhecimento que vão adquirir hoje é um conhecimento básico, mas que faz a diferença e pode fazer a diferença na JMJ”, acrescentou.

 

A JMJ deverá juntar em Lisboa 1,5 milhões de pessoas “haverá muita concentração de pessoas” e como tal, maior será a possibilidade de acontecer incidentes/eventos relacionados com a área da saúde. Segundo o responsável, os conhecimentos adquiridos vão permitir “uma atitude diferente”, “dar o primeiro passo” na JMJ e em outros momentos no futuro.

 

A iniciativa contou com a presença do Pe. Carlos Almada, coordenador do Comité Organizador Diocesano, a quem o governante mostrou total disponibilidade para continuar a dinamizar este tipo de formação dirigida à comunidade. Na RAM “temos o projeto, um cidadão, um socorrista e quem faz a diferença são os próprios cidadãos com a melhoria da literacia em saúde em situações fundamentais”, finalizou.

 

A atividade formativa esteve a cargo da coordenadora do Centro de Simulação Clínica da Madeira, Regina Rodrigues, médica especialista em anestesiologia, e contou com a colaboração das médicas Catarina Lume, Mariana Luís, e dos enfermeiros Dino Fernandes e Sónia Vasconcelos.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.