Pesquisar

SISTEMA DE SAÚDE DO ATLÂNTICO

A estratégia regional na área da saúde está a contribuir cada vez mais para a construção do Sistema de Saude do Atlântico, em que o utente estará sempre no centro da prestação dos cuidados de saúde. 21-08-2023 Saúde e Proteção Civil
SISTEMA DE SAÚDE DO ATLÂNTICO

O Serviço Regional da Saude (SRS) da RAM encontra-se após 46 anos de evolução, NO BOM CAMINHO. Estamos certificados, acreditados e acima de tudo reunimos equipas de profissionais na área da Saúde, multidisciplinar, motivadas e capacitados para construirmos um SISTEMA DE SAÚDE DO ATLÂNTICO.

 

Um Sistema de Saude, que integra um serviço público, social, convencionado e privado e no qual a articulação entre todos é fundamental.

 

Um Sistema que pode acelerar as suas conquistas ao longo destes 46 anos através da autonomia da Saúde, e que tem como rosto, como não podia deixar de ser, os Cuidados de Saúde Primários, com 47 centros de saúde dispersos pela ilha da Madeira e Porto Santo, com serviços de atendimento urgente em todos os concelhos e ainda com o apoio do Serviço de Emergência pré-hospitalar, em atividade 24h/dia desde 1999 e com extensão a ilha do Porto Santo, o ano todo, a partir de 2023.

 

A formação é uma área a qual o Sistema de Saúde regional dedicou muita atenção nos últimos anos, desde 2012, através do Centro de Simulação Clínica da Madeira (CSCM) onde realizamos 700 cursos, abrangendo a formação pré-graduada e pós-graduada com 11 000 formandos e 6 000 horas de formação, abrangendo as práticas clínicas e não clínicas bem como a liderança e o team building.

 

A existência de um Serviço de Emergência pré-hospitalar especializado fez com que desde 2009 a implementação das Vias Verdes na RAM fosse concretizada com sucesso, e neste momento temos 5 vias verdes (sepsis, trauma, AVC, enfarte miocárdio e anafilaxia), a funcionar todos os dias do ano, sem interrupções, com benefícios diretos para os utentes.

 

Durante o ano 2023, foi lançado um documento estratégico, o Plano Regional de Saúde 2021-2030 o qual tem como objetivo melhorar os indicadores de saúde da RAM.

 

O futuro da Saúde tem de ir ao encontro dos profissionais e dos utentes, com Instituições que se caracterizam por Conhecimento, Sabedoria, Inteligência e Interoperabilidade, que implementam e utilizam as novas tecnologias, como base da sua prestação.

 

Nesse sentido a Madeira iniciou a transformação digital do seu sistema de saúde e nem o mais recente ataque informático de que fomos alvo irá travar esta transformação. Muito pelo contrário, estamos a iniciar um novo ciclo mesmo na era da digitalização. Ficaremos mais forte e mais robustos, após o ciberataque ao SESARAM registado no dia 06 de agosto de 2023.

 

Este processo de transformação digital tem a colaboração de várias empresas públicas e privadas, institutos, universidades nacionais e internacionais através das quais se criou um ecossistema de saúde, acelerador da inovação H-INNOVATION HUB.

 

Em resumo, a estratégia regional na área da saúde está a contribuir cada vez mais para a construção do Sistema de Saude do Atlântico, em que o utente estará sempre no centro da prestação dos cuidados de saúde.

 

Pedro Ramos

Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.