Pesquisar

Cirurgia devolve sorriso a um jovem de 37 anos

Martim, poderá recuperar a sua saúde oral, bem-estar e uma boa qualidade de vida, com ausência de dor e desconforto e voltar novamente a sorrir.  23-09-2023 Saúde e Proteção Civil
Cirurgia devolve sorriso a um jovem de 37 anos

Sorrir pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e para a vida social e profissional. Por estas razões, uma boa saúde oral é fundamental para o corpo e para a vida. Mas, e se não for possível manter todos os dentes saudáveis?

 

A 15 de junho de 2023, Martim (nome fictício), dirigiu-se ao serviço de urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Em tempos, foi internado no Serviço de Psiquiatria e naquele dia, queixava-se de dores e de uma possível infeção na boca. 

 

Chegou ao Serviço de Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça com lágrimas no rosto. Lágrimas essas que revelavam a dor que vivia há muitos anos e que motivaram a sua entrada no Serviço de Urgências noutras ocasiões. 

 

Naquele dia, as dores impossibilitaram Martim - de 37 anos, de conseguir se alimentar e até de querer viver.

Realizada a análise e discussão do caso, percebeu-se que as dores na boca eram devido à existência de múltiplos abscessos, como explica o diretor de Serviço de Medicina Dentária do SESARAM, João Teixeira. 

 

“Nestas situações, a medicação pode atenuar a dor, mas não resolve o problema de Martim.

Para este caso, a extração total dos dentes é a melhor decisão”, esclarece João Teixeira, responsável pela cirurgia realizada ao utente. 

 

“Após a análise da situação do utente, foi feita uma cirurgia com anestesia geral no bloco de cirurgia de ambulatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Ficar sem dentes não era a opção ideal para Martim, mas havia uma vontade maior de aliviar a dor. Por isso, o utente concordou com a extração de 28 dentes, lidando com as possíveis consequências posteriores.” disse o médico dentista.

 

Devido ao seu estado, o utente foi internado e no dia seguinte foi intervencionado. Após duas horas e com o apoio de dois médicos dentistas, duas anestesistas e seis enfermeiros, a cirurgia decorreu sem intercorrências.

 

Finalizada a intervenção e já sem dores, Martim recebe uma boa notícia: os Serviços Sociais querem vê-lo sorrir novamente. 

 

De acordo com João Teixeira, o utente foi informado que terá apoio social para a reabilitação oral com próteses dentárias,  através do programa ‘Apoiar +’. 

 

Martim, poderá recuperar a sua saúde oral, bem-estar e uma boa qualidade de vida, com ausência de dor e desconforto e voltar novamente a sorrir. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.