Pesquisar

DRS associa-se às comemorações do Dia Mundial do Cancro, destacando 12 ações para reduzir o seu risco

O cancro pode ser controlado e curado se for detetado e tratado precocemente. 31-01-2024 Saúde e Proteção Civil
DRS associa-se às comemorações do Dia Mundial do Cancro, destacando 12 ações para reduzir o seu risco

Assinala-se a 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), criada em 2000, e que pretende capacitar, educar e consciencializar as pessoas na luta contra o cancro, para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública no século XXI.

 

Em todo o mundo, o cancro é a segunda causa de morte e é responsável por 10 milhões de mortes anualmente. Mais de 40% destas mortes poderiam ser evitáveis, uma vez que estão ligadas a fatores de risco modificáveis, como o tabagismo, o consumo de álcool, a alimentação inadequada e a reduzida atividade física.

 

É importante lembrar que, embora alguns fatores não possam ser modificados, cerca de um terço dos casos de cancro pode ser prevenido através da redução dos riscos comportamentais e alimentares, e através da redução da exposição a outros agentes cancerígenos, como a poluição ambiental, os agentes cancerígenos profissionais e a radiação.

 

A DRS destaca 12 ações adaptadas do Código Europeu Contra o Cancro, que incidem nas medidas que as pessoas podem tomar individualmente para contribuir para a prevenção do cancro:

1.    Não Fume. Não use qualquer forma de tabaco;

2.    Faça da sua casa um lugar livre de fumo;

3.    Mantenha um peso saudável;

4.    Mantenha-se fisicamente ativo. Ande mais, reduza o tempo que passa sentado(a);

5.    Faça uma alimentação saudável, rica em fibras, vegetais, frutas e leguminosas (ex. feijão, lentilhas);

6.    Limite o consumo de carnes vermelhas e carnes processadas;

7.    Beba água! Evite o consumo de bebidas açucaradas;

8.    Limite o consumo de álcool;

9.    Evite a exposição excessiva ao sol. Use protetor solar;

10.   Se puder, amamente o seu bebé. A amamentação reduz o cancro da mama;

11.   As infeções por vírus como o da hepatite B e C, o vírus do papiloma humano (HPV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV) também podem causar cancro. Assegure-se que os seus filhos estão vacinados contra: a Hepatite B (recém-nascido) e contra o Vírus do papiloma humano (HPV) (raparigas e rapazes)

12.   Faça o seu rastreio. Participe nos programas de rastreio para o cancro colorretal, cancro da mama e Cancro do colo do útero.

 

O cancro pode ser controlado e curado se for detetado e tratado precocemente.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.