Pesquisar

“Março Azul” é o mês da sensibilização contra o Cancro Colorretal

O rastreio de base populacional está disponível nos Centros de Saúde da Região, destina-se a pessoas assintomáticas (homens e mulheres) com idade entre os 50 e os 74 anos. É realizado de 2 em 2 anos, com pesquisa de sangue oculto nas fezes.   15-03-2024 Saúde e Proteção Civil
“Março Azul” é o mês da sensibilização contra o Cancro Colorretal

“Março Azul” é o mês da sensibilização da população para a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro colorretal. Nesta senda, o Serviço Regional de Saúde, relembra a importância da adesão aos rastreios gratuitos disponíveis na Região Autónoma da Madeira.

 

O rastreio de base populacional está disponível nos Centros de Saúde da Região, destina-se a pessoas assintomáticas (homens e mulheres) com idade entre os 50 e os 74 anos. É realizado de 2 em 2 anos, com pesquisa de sangue oculto nas fezes.  

 

A realização deste rastreio envolve os serviços de cirurgia geral, patologia clínica, gastrenterologia, a medicina geral e familiar, incluindo os profissionais de enfermagem e assistentes operacionais. A este propósito, sublinha-se que na RAM, contrariamente ao que acontece a nível nacional, a entrega dos kits para o rastreio é efetuada no Centro de Saúde pelas equipas de enfermagem, as quais têm tido um papel fundamental na informação e sensibilização da população para a importância do rastreio. A nível nacional, os kits são enviados por correio.

 

No dia de hoje, 15 de março, recordamos que estão programadas duas palestras sob o tema “Hoje, já pensou no seu intestino?”, uma iniciativa integrada no âmbito da Campanha de Prevenção do Cancro Colorretal “Março Azul”, com a participação das médicas especialistas do Serviço de Saúde da RAM, SESARAM, EPERAM, Maria Olim (médica cirurgiã, dedicada à área da cirurgia colorretal) e Joana Carvão (médica gastrenterologista).

 

A primeira palestra terá lugar pelas 15h00, no Espaço Multiusos do Porto Moniz e, a segunda, pelas 18h00, no Centro Social do Estreito da Calheta.

 

Recorde-se que ao todo serão realizadas cinco palestras dedicadas a esta temática. Iniciaram no dia 7 de março, no Porto Santo, e irão finalizar no próximo dia 22 de março, pelas 15h00, em Machico, com a participação das médicas Maria Olim, Joana Carvão e do médico cirurgião Jorge Fernandes, coordenador do setor colorretal do SESARAM, EPERAM.

 

As palestras alusivas ao cancro colorretal decorrem em parceria com Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

 

As ações estão abertas à comunidade em geral. Pela Sua saúde, participe.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.