Pesquisar

Governo Regional investe todos os anos mais de 3 milhões no tratamento de doentes com HIV/ SIDA

A Madeira registou desde 1987, 630 casos por infecção VIH, estando cerca de metade assintomáticos. 24-11-2017 Saúde e Proteção Civil
Governo Regional investe todos os anos mais de 3 milhões no tratamento de doentes com HIV/ SIDA

“É possível viver com SIDA e esta tem sido a maior conquista” afirmou ontem, o assessor para os cuidados hospitalares do secretário regional da Saúde, o médico Mário Rodrigues, que participou na conferência “Vamos intervir e humanizar”, promovida pela Comissão Regional de Luta Contra a Sida,  em representação deste.

Por ano,  o Governo Regional, através do serviço de saúde investe mais de 3 milhões de euros em antirretrovirais, assegurando assim o tratamento e a terapêutica duas centenas de  doentes, acrescentou o Mário Rodrigues deixando um enfoque na  aposta na prevenção e no diagnóstico. 
“A notificação dos casos tem sido essencial para conhecermos a nossa realidade. O esforço para notificar todos os casos tem permitido registar, actualmente, uma média de 5 a 6  novos casos de SIDA por ano, em contraponto com cerca de 20 novos casos de infecção por VIH” disse o médico. 
A Madeira registou desde 1987, 630 casos por infecção VIH estando cerca de metade assintomáticos. Mais de 80% destes infectados estão vivos, bem como cerca de 60% dos doentes, que desenvolveram SIDA, o que demonstra uma taxa de sobrevida bastante satisfatória em ambas as situações, considerou Mário Rodrigues 
Estas taxas relacionam-se com o diagnóstico precoce da infeção ou doença e à administração atempada de tratamento antirretroviral, cada vez mais eficaz.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.