Pesquisar

Actividade do Mosquito está controlada

Ponto de situação entomológica do mosquito Aedes Aegypti 12-08-2015 Saúde e Proteção Civil
Actividade do Mosquito está controlada Nota de Imprensa
Ponto de situação entomológica no dia 12 de agosto de 2015

No contexto das ações de avaliação entomológica, intensificadas desde a semana 22 de 2015, vimos reportar alguma informação relativa à atividade do mosquito vetor Aedes aegypti:
A semana 31 (27/07/2015 a 02/08/2015) de 2015 registou o maior pico de atividade neste ano. 
Na semana 32 (03/08/2015 a 09/08/2015) registou-se um ligeiro declínio da atividade traduzido por uma variação negativa de - 4,6% relativamente à semana anterior. 
Os valores encontrados em 2015 têm uma variação negativa de - 62 % relativamente ao ano do surto (2012) quando comparada com o mesmo período semanal. Em números absolutos, a atividade de mosquito nas últimas três semanas representou uma captura de 1336 ovos no total de armadilhas de oviposição posicionadas em áreas monitorizadas desde 2007 e identificadas como de maior risco, enquanto, em igual período de 2012, foram capturados 4244 ovos, nessas mesmas áreas, ou seja, no ano de surto foram capturados 3 vezes mais ovos do que em 2015. Deste modo e considerando os valores registados em 2015 relativos à atividade do mosquito vetor Aedes aegypti é inferior ao ano de surto de 2012, parâmetro de referência para avaliação de risco acrescido para surto de dengue.
A ação integrada de combate ao mosquito que está a decorrer engloba atividades como:
Atualização do microsite Dengue alojado na página da internet do IASAÚDE, IP-RAM;
12 500 Cartilhas, sobre dengue, distribuídas ao 1º ciclo e 7000 entregues ao 2º ciclo, consolidando nessa entrega a informação chave relativa às atividades de prevenção desenvolvidas pelos delegados de segurança escolar (distribuição iniciada na 1ª semana de junho).
Distribuição de 7000 panfletos em vários settings, incluindo a iniciativa do DN MADEIRA, festa luso venezolana, de 08 de agosto na Ribeira Brava e Aeroporto tendo por alvo os passageiros do voo direto Caracas Funchal realizado semanalmente, ao domingo.
Reuniões com responsáveis das Autarquias (Calheta, Ponta de Sol, Câmara de Lobos e Funchal) e ACIF.
22 Ações em ATLS, abrangendo um total de 706 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos e 34 monitores.
A rede de Cuidados de Saúde Primários, através dos médicos e enfermeiros, mantém a vigilância sindromática de possíveis casos suspeitos de dengue ou outra arbovirose, transmitida por este mosquito vetor, bem como procede a ações de sensibilização junto dos utilizadores dos Centros de Saúde.
Inventário e avaliação de criadouros domésticos e peridomésticos pelos Técnicos de Saúde Ambiental do IASAÚDE, IP-RAM, bem como orientação para a sua eliminação e medidas de proteção individual em ações de porta a porta.   
A Secretaria Regional da Saúde, apela à colaboração de todos na luta antivetorial designadamente:
Realizar uma vistoria assídua ou pelo menos semanal ao jardim, quintal, varanda e outros espaços externos da residência para verificar se não possui potenciais criadouros (locais com presença de água onde se desenvolvem mosquitos).
Deitar fora ou reciclar contentores ocasionais de água que não são necessários.
Se tiver que guardar grandes contentores ou objetos de grandes dimensões, como barcos tanques piscinas de montar, deve cobri-los, virados ao contrário ou colocados sob um telhado onde não haja a possibilidade de virem a acumular água.
Limpar e esfregar as “vasilhas” dos animais todas as semanas.
Lavar e esfregar jarras de flores pelo menos uma vez por semana e eliminar os pratos dos vasos de plantas. 
Certificar-se que as caleiras não estão a reter água e cobrir as grelhas de escoamento com rede fina para que os mosquitos não possam a elas aceder ou aplicar sal de cozinha numa relação 35 g/l de água.
Preencher os buracos das árvores e as outras cavidades das plantas com areia ou terra.
Procurar coleções de água escondidas como poços ou tanques sépticos, escoamentos escondidos,
Alertar as autoridades de saúde se detetar densidades anormais de mosquitos ou espaços devolutos, abandonados ou fechados que propiciem o desenvolvimento destes mosquitos, podendo utilizar para o efeito a plataforma: http://iasaude.sras.gov-madeira.pt/naomosquito/Formulario.cfm


A Secretaria Regional da Saúde 

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.