Pesquisar

PRC reduziu em 14 % a lista de espera para cirurgia

O Programa de Recuperação de Cirurgias (PRC) é um programa de produção adicional, que visa rentabilizar a capacidade cirúrgica instalada, para além da produção normal com vista à redução da lista de espera das cirurgias com maior tempo de espera e mais frequentes. 15-03-2018 Saúde e Proteção Civil
PRC reduziu em 14 % a lista de espera para cirurgia Na sequência da notícia publicada hoje, no Diário de Notícias da Madeira, intitulada “Programa de Recuperação de Cirurgias fracassou, o Governo Regional da Madeira, através da secretaria regional da Saúde considera necessário proceder ao seguinte esclarecimento: 

1. O Programa de Recuperação de Cirurgias (PRC) é um programa de produção adicional, que visa rentabilizar a capacidade cirúrgica instalada, para além da produção normal com vista à redução da lista de espera das cirurgias com maior tempo de espera e mais frequentes. 
Desde que, foi iniciado, em Dezembro de 2015 teve um impato de 14 por cento na redução na lista de espera do grupo de cirurgias elegíveis para integrar este plano, sendo considerado um instrumento que tem contribuído para a melhoria da eficiência da produção cirúrgica do Serviço de Saúde da Região. Nos próximos 4 meses serão realizadas em produção adicional (PRC) mais 900 cirurgias.

2. Importa referir, que os momentos de um serviço de saúde são dinâmicos, diferentes e dependem das condições internas existentes em cada momento analisado, assim como de variáveis sócio - demográficas externas à própria organização. Presentemente, e ao contrário dos anos anteriores, o Serviço de Saúde da Região tem um conhecimento mais rigoroso, mais transparente e por conseguinte, mais real da dinâmica das suas lista de espera, fruto de uma melhor informatização e organização destas.


3. Com a implementação do PRC, tem sido possível manter os níveis de produtividade, apesar do Serviço de Saúde dispor de recursos diferentes, comparativamente aos anos aludidos na referida notícia. Por seu lado, o Programa Especial de Acesso a Cuidados de Saúde destinado a reduzir a lista para os meios de diagnóstico tem sido outro instrumento válido para aumentar a atividade assistencial. 

4. Reafirmamos, que o número de doentes em lista de espera para cirurgia deve-se à maior oferta de especialidades, de técnicas, de consultas, do diagnóstico cada vez mais precoce, ou seja, o SESARAM está mais capacitado e diferenciado.

5. Relativamente a necessidade de reforço das verbas afetas ao PRC importa referir que tem sido possível otimizar a aplicação das verbas de ano para ano, permitindo, deste modo, abranger um maior número de cirurgias, conforme demonstram os dados de produção divulgados em https://www.sesaram.pt/infosaude/


6. Os profissionais do Serviço de Saúde continuam empenhados em reduzir a lista de espera cirúrgica e na recuperação da atividade assistencial no global e o Governo Regional empenha-se afincadamente em proporcionar as melhores condições aos profissionais de saúde com vista a atingir este objetivo.

7. Neste sentido, importa informar que o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira tem vindo a reforçar o seu corpo clínico, estando neste momento a decorrer a contratação de 11 novos médicos de diversas especialidades e mais um concurso para a entrada de 2 novos anestesistas. Recorde-se, que no ano passado, o Serviço de Saúde afetou ao seu quadro clínico 17 novos especialistas. Na área da enfermagem, desde 2015 foram contratados 157 enfermeiros, tendo o Governo Regional autorizado já este ano a abertura de concurso para 64 novos enfermeiros.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.