Pesquisar

Nota de esclarecimento: Lista de Espera

A Secretaria Regional da Saúde, na sequência da notícia publicada na primeira página do Diário de Notícias, no dia 14 de maio com o título: “SESARAM com 50 mil exames em atraso”, e considerando que a mesma descreve factos que carecem de contextualização técnica, informa que: 14-05-2019 Saúde e Proteção Civil
Nota de esclarecimento: Lista de Espera A Secretaria Regional da Saúde, na sequência da notícia publicada na primeira página do Diário de Notícias, no dia 14 de maio com o título: “SESARAM com 50 mil exames em atraso”, e considerando que a mesma descreve factos que carecem de contextualização técnica, informa que:
• A Lista de Espera de uma unidade saúde é dinâmica e flutuante. Os números apresentados e uma vez mais noticiados, já foram alvo de apresentação pública, já foram discutidos e analisados na Comissão de Inquérito na Assembleia Regional, e constam do microsite do SESARAM.
• Contudo, cientes de que os números apresentados são superiores à realidade, está a decorrer um trabalho exaustivo para apurar os números reais, bem como definir critérios clínicos mais claros e objetivos para integrar as listas de espera. As conclusões deste trabalho serão apresentadas publicamente até ao final do mês de junho. Importa ainda realçar que a implementação do Programa de Recuperação de Lista de Espera, em finais de 2015, já permitiu a realização de mais de 2.000 cirurgias.
• Nos últimos anos, têm sido implementadas algumas medidas cujo principal objetivo é reduzir o número de lista de espera. Uma delas passou pela nomeação de um grupo de trabalho com especialistas nas diferentes áreas (consulta, cirurgia e exames).
• A par da lista da espera, importa sublinhar a atividade produtiva crescente no SESARAM, nos últimos anos: em 2017 e 2018 o SESARAM realizou mais de 515.000 consultas de especialidade, 25.600 cirurgias e 210.088 exames complementares de diagnóstico.
• No mesmo período foram ainda reembolsados 28.412 exames, por parte do IASAÚDE, realizados no sistema privado.
• A estes números importa ainda acrescentar o número de doentes tratados no internamento, os doentes tratados em hospital de dia, as sessões técnicas realizadas, os números de tratamentos realizados e ainda os doentes atendidos nos Serviços de Urgência, assim como temos ainda que adicionar toda a atividade produzida nos centros de saúde da RAM, que num só ano (ano de 2018), contabilizou mais de 800 mil atendimentos.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.