Pesquisar

Medicina da Dor do SESARAM obtém idoneidade formativa para o Master Profesional en Medicina del Dolor

O Centro Multidisciplinar de Medicina do Dor – Dr. Rui Silva (CMMDor) do Serviço de Saúde do RAM (SESARAM), dirigido pelo médico Duarte Correia, obteve a atribuição da idoneidade formativa no âmbito do Master Profesional en Medicina del Dolor, conferido pela Sociedad Española Del Dolor, em parceria com a Universidad Europea Miguel de Cervantes. 14-08-2019 Saúde e Proteção Civil
Medicina da Dor do SESARAM obtém idoneidade formativa para o Master Profesional en Medicina del Dolor

O Centro Multidisciplinar de Medicina do Dor – Dr. Rui Silva (CMMDor) do Serviço de Saúde do RAM (SESARAM), dirigido pelo médico Duarte Correia, obteve a atribuição da idoneidade formativa no âmbito do Master Profesional en Medicina del Dolor, conferido pela Sociedad Española Del Dolor, em parceria com a Universidad Europea Miguel de Cervantes.

O Hospital Dr. Nélio Mendonça passou assim, desde o final do primeiro semestre de 2019, a ter também esta idoneidade para a realização de estágios de formação em práticas no âmbito da intervenção da dor e em psicologia da dor, capacidade alcançada no âmbito deste Master Profesional en Medicina del Dolor.

Para atribuição desta capacidade formativa, entre outros aspetos, foi avaliado o currículo, a capacidade técnica e diferenciação dos profissionais afetos à Unidade, a carteira de serviços, o número de consultas, a atividade semanal efetuada, o número de procedimentos/tratamentos de intervenção em dor realizados, a sua qualidade, natureza e diferenciação, o cronograma das suas atividades clínicas e científicas, a existência de planos de formação e, ainda, as características físicas do serviço.

O CMMDor do SESARAM é a primeira Unidade do país a obter esta capacidade formativa, juntando-se a uma das poucas Unidades em Espanha a ter esta idoneidade.

O Centro Multidisciplinar de Medicina da Dor do SESARAM após uma reorganização profunda efetuada em 2015 tem encetado esforços continuados para o alargamento da capacitação e de obtenção de outras idoneidades formativas, nomeadamente através da realização de diversos estágios profissionais que têm sido efetuados por diversos médicos de fora da RAM e já possibilitou, recentemente, a realização de um estágio no âmbito do Master Profesional en Medicina del Dolor da Sociedad Española Del Dolor.

O reconhecimento desta idoneidade é mais uma garantia quer da qualidade assistencial aos doentes quer da qualidade do serviço prestado na área da formação no SESARAM.

A formação e investigação são uma aposta do CMMDor que tem um protocolo para ministrar formação prática no âmbito do curso de pós-graduação de Medicina do Dor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Como serviço idóneo para formação está dotado de condições e ambiente de trabalho com dimensão e massa crítica, garantindo prática clínica variada, a partilha de experiências e de saberes com os vários especialistas, além de propiciar a possibilidade de acesso às atividades formativas organizadas e à investigação clínica.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.