Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Situação Epidemiológica na RAM – 18 de novembro de 2020

Hoje há 23 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 639 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Trata-se de 13 casos importados (4 provenientes do Reino Unido, 4 da Alemanha, 3 da Região de Lisboa e Vale do Tejo, 1 da Polónia e 1 da República Checa) e 10 casos de transmissão local, associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados. 18-11-2020 Saúde e Proteção Civil
Situação Epidemiológica na RAM – 18 de novembro de 2020

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM vem pelo presente atualizar a informação sobre a situação epidemiológica da COVID-19 na Região Autónoma da Madeira (RAM):

  • Até ao dia 18 de novembro, foram contabilizadas na RAM 2099 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.
  • Hoje há 23 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 639 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Trata-se de 13 casos importados (4 provenientes do Reino Unido, 4 da Alemanha, 3 da Região de Lisboa e Vale do Tejo, 1 da Polónia e 1 da República Checa) e 10 casos de transmissão local, associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados.
  • A assinalar que 6 dos casos de transmissão local identificados hoje dizem respeito a crianças com idade até 2 anos, que frequentavam 2 infantários, 1 no concelho do Funchal e 1 em Câmara de Lobos. Estes estabelecimentos já se encontravam com planos de contingência ativos por identificação de casos ou contacto com casos positivos. As autoridades de saúde mantêm o acompanhamento da situação.
  • Outro caso confirmado hoje diz respeito a um profissional do Serviço de Saúde da RAM, EPERAM. A investigação epidemiológica está em curso, tendo sido determinado o isolamento profilático de 4 mais profissionais em 2 serviços.
  • Hoje há mais 3 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 475 casos recuperados de COVID-19.
  • Até à data, foram registados 2 óbitos associados à COVID-19 na RAM.
  • São 162 os casos ativos, dos quais 74 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 88 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 57 são não-residentes e 105 são residentes na RAM.
  • Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 36 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 122 em alojamento próprio e 4 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19.
  • Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 890 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e 10 no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 7906 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
  • No total, há 117 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 4 provenientes da operação de rastreio implementada no aeroporto da Madeira e 113 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.
  •  Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 16819 chamadas, mais 145 chamadas nas últimas 24h.

Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, assinala-se que:

  • No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 107315 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 17h30 de hoje;
  • No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 167764.

Informação mais detalhada sobre a situação epidemiológica na RAM está disponível no site www.covidmadeira.pt e o registo de viajantes no sistema de vigilância da COVID-19 MadeiraSafe está acessível em madeirasafe.com.