Pesquisar

Dia Mundial da Atividade Física

Beneficia a saúde mental, melhora os sintomas de ansiedade e depressão, promove a aprendizagem, o sono, contribui para manter o peso saudável e a prevenir e controlar comportamentos de risco como o consumo de tabaco, ingestão excessiva de álcool e outras drogas. 04-04-2023 Saúde e Proteção Civil
Dia Mundial da Atividade Física

A 6 de abril assinala-se o Dia Mundial da Atividade Física, uma iniciativa da Organização de Saúde (OMS) com o intuito de disseminar a prática de atividade física regular e orientar a população em geral para uma vida mais ativa e saudável.

 

A atividade física regular traduz-se em inúmeros benefícios para a saúde física e psicológica de todos. É fator chave de proteção para a prevenção e controlo de doenças não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, alguns cancros e diabetes tipo 2, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. 

 

Beneficia a saúde mental, melhora os sintomas de ansiedade e depressão, promove a aprendizagem, o sono, contribui para manter o peso saudável e a prevenir e controlar comportamentos de risco como o consumo de tabaco, ingestão excessiva de álcool e outras drogas.

 

O referencial da OMS “As Recomendações sobre atividade física e comportamento sedentário”, fornece boas práticas de saúde pública baseadas em evidência nas várias etapas do ciclo de vida, em várias idades, sobre a quantidade de atividade física (frequência, intensidade e duração) necessária para obter benefícios significativos para a saúde e são relevantes para as  pessoas com todo o tipo de capacidades.

 

Principais mensagens:

  • A atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente.
  • Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais melhor.
  • Toda a atividade física conta.
  • O fortalecimento muscular beneficia toda as pessoas.
  • Demasiado comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde.
  • Todas as pessoas podem beneficiar com o aumento da atividade física e redução do comportamento sedentário.

 

A Direção Regional da Saúde associa-se a este Dia Mundial da Atividade Física e partilha as seguintes estratégias para que possa incluir no seu dia a dia:

 

  • Comece com pequenas quantidades de atividade física e aumente gradualmente a frequência, intensidade e duração ao longo do tempo. 
  • Crianças e adolescentes, devem realizar uma média de 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa aeróbia, e pelo menos 3 dias por semana de atividade aeróbia de intensidade vigorosa e de fortalecimento muscular e ósseo.
  • Reduza a quantidade de atividades recreativas e o tempo de exposição aos ecrãs, em particular nas crianças e adolescentes.
  • Adultos - realize pelo menos 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbia de intensidade moderada – andar de bicicleta em terreno plano, marcha rápida e dança, ou atividade física vigorosa equivalente – correr, nadar sem parar, andar de bicicleta a subir, jogar futebol, cross fit; ou uma combinação equivalente ao longo da semana.
  • No local de trabalho ou em casa, diminua os períodos que passa sentado ou inativo, levante-se e caminhe a cada 30 minutos, faça alongamentos ou flexões.
  • Realize atividade física regular durante a gravidez e no pós-parto (sem contraindicações) – evite os momentos de calor excessivo especialmente com alta humidade, e permaneça hidratada. 
  • Adultos e idosos com doenças crónicas devem realizar atividades de fortalecimento muscular, pelo menos 2 dias por semana.
  • Idosos - previna as quedas e lesões relacionadas e melhore a saúde óssea e capacidade funcional adicionando atividade física que promova o seu equilíbrio e a coordenação.
  • Faça caminhadas, use a bicicleta e/ou faça jardinagem.
  • Use as escadas em vez do elevador.
  • Faça exercício ao acordar.
  • Use um pedómetro.

Se pretende iniciar um programa de atividade física/ exercício físico, informe-se junto dos profissionais de saúde ou um especialista em atividade física, para obter orientações sobre o tipo e a quantidade de atividade física apropriada para as suas necessidades individuais, capacidades, limitações funcionais, complicações, medicações e plano geral de tratamento. Existem muitas formas de fortalecer os seus músculos, seja em casa ou num ginásio.

 

Faça do exercício físico um hábito, é sinal de mais saúde e longevidade! Participe em atividades físicas que sejam divertidas, diversificadas e adequadas para a sua idade e capacidade.

 

Seja fisicamente ativo, é bom para a sua saúde. Adicione anos à vida e vida aos anos!

 

“Todo o movimento conta. Mova-se todos os dias - com segurança e criatividade”.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.