Pesquisar

SESARAM assinala o 25º aniversário da Analgesia do Trabalho de Parto

Este marco histórico, reveste-se de grande importância, pela enorme melhoria da qualidade de cuidados de saúde que significou, e significa, para a nossa população, tanto a residente, como a flutuante. 06-04-2023 Saúde e Proteção Civil
 SESARAM assinala o 25º aniversário da Analgesia do Trabalho de Parto

No dia 31 de março de 2023, comemorou-se o 25º aniversário da Analgesia do Trabalho de Parto (ATP), no Serviço Regional de Saúde.

 

Regista-se, a partir de então, a participação do Anestesiologista na equipa multidisciplinar da Sala de Partos.

 

Este marco histórico, reveste-se de grande importância, pela enorme melhoria da qualidade de cuidados de saúde que significou, e significa, para a nossa população, tanto a residente, como a flutuante.

 

O nascimento constitui um momento único e uma das vivências mais emocionantes que a mulher pode experienciar durante a sua vida. Porém, o processo fisiológico do parto desencadeia dor, frequentemente de grande intensidade, sendo esta uma das principais preocupações da grávida e da parturiente. Os elevados níveis de dor, muito embora não constituam uma ameaça à vida da parturiente, podem desencadear respostas fisiológicas, que influenciam o bem-estar materno e fetal, assim como a evolução do trabalho de parto.

 

Deste modo, o alívio da dor tornou-se um objetivo primordial para todos os profissionais de saúde que atendem a parturiente.

 

É neste contexto que o Anestesiologista desempenha um papel fundamental, pois tem à sua disposição diversas opções farmacológicas para melhoria ou eliminação do desconforto materno.

 

As abordagens farmacológicas podem ser classificadas como loco-regionais ou sistémicas. As técnicas analgésicas loco-regionais incluem as técnicas do neuroeixo (analgesia epidural, raquidiana ou combinada raqui-peridural), consideradas as mais eficazes, por possibilitarem uma analgesia ideal e com efeitos colaterais mínimos para o binómio materno- fetal, sendo hoje uma prática bem estabelecida e segura. Inclui ainda, o bloqueio de nervo pudendo. 

 

As medidas farmacológicas sistémicas, que podem ser utilizadas em caso de contraindicação ou recusa para a realização de analgesia do neuroeixo, englobam a analgesia inalatória e a analgesia endovenosa.

 

No Serviço de Saúde da RAM, a  taxa de ATP suplanta, desde há vários anos, os 80%, constituindo um importante indicador de qualidade.

 

É indispensável que a puérpera esteja devida e antecipadamente esclarecida sobre as várias opções de alívio da dor disponíveis, para que possa tomar decisões e ter uma participação ativa em todo o processo, juntamente com os elementos da equipa de saúde que a atendem.

 

A eficiência da ATP, contribui para a experiência positiva do parto, possibilitando que este momento inesquecível se torne, ainda, mais feliz.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.