Pesquisar

SESARAM assinala o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória

Este projeto mereceu, a atribuição de uma menção honrosa na 2ª edição do Prémio Luísa Soares Branco, em 2022, uma parceria entre a Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas e a Linde Saúde. 20-04-2023 Saúde e Proteção Civil
SESARAM assinala o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória

O Serviço Regional de Saúde através do Serviço de Pneumologia realizou, hoje, 20 de abril, no Hospital dos Marmeleiros, um evento no âmbito do Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, assinalada anualmente a 21 de abril pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

 

A Reabilitação Respiratória é uma intervenção integrada, com base numa avaliação completa do utente incluindo, mas não limitando, componentes de exercício físico, educação e mudança de comportamento projetado para melhorar a condição física e psicológica do doente com doença respiratória crónica, tendo como objetivo promover a adesão a longo prazo de comportamentos que melhoram a saúde de utentes com patologia respiratória crónica.

 

Os utentes que beneficiam da intervenção na Reabilitação Respiratória, atingem resultados que demonstram melhorias significativas nos seus sintomas respiratórios.

 

Recorde-se, que o Serviço de Pneumologia do SESARAM implementou, em 2021, o projeto "Reabilitação Respiratória na RAM - Um projeto com futuro" dinamizado por uma equipa multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, contando ainda com o apoio de dietistas e assistentes sociais.

 

Este projeto mereceu, a atribuição de uma menção honrosa na 2ª edição do Prémio Luísa Soares Branco, em 2022, uma parceria entre a Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas e a Linde Saúde.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.