Pesquisar

'Do poio... pró buzico' ensina a comer

No próximo mês, estas atividades serão desenvolvidas nas Escolas Básica do 1º Ciclo do Areeiro e de São Martinho. 18-05-2023 Saúde e Proteção Civil
 'Do poio... pró buzico' ensina a comer

'Do poio... pró buzico' é uma iniciativa do SESARAM em parceria com a Junta de Freguesia de São Martinho e tem como objetivo promover uma alimentação saudável e sustentável para as crianças nas escolas do 1ºciclo da freguesia de São Martinho, num projeto de Educação Alimentar.

Neste âmbito desenvolveram-se atividades práticas nas Escolas Básicas do 1ºCiclo da Nazaré e da Ajuda, envolvendo a preparação de refeições saudáveis e que contaram com a presença do Chef Octávio Freitas que, juntamente com o Nutricionista Bruno Sousa, não só ensinaram alguns princípios básicos sobre a alimentação, nomeadamente sobre a importância dos alimentos locais e da época, mas também apresentaram sugestões equilibradas e simples para que as crianças possam aprender e depois replicar em casa com a família.

Este projeto está a ser implementado em todas as escolas do 1.º ciclo da freguesia de São Martinho, visando promover a saúde e prevenir a doença, especificamente através da promoção e sensibilização das crianças para o que deve ser uma alimentação saudável, económica e sustentável.

No próximo mês, estas atividades serão desenvolvidas nas Escolas Básica do 1º Ciclo do Areeiro e de São Martinho.
São incluídos um leque diverso de atividades práticas que incluem 'showcookings' e 'peddy papers', visitas de estudo, assim como a elaboração de materiais ludicopedagógicos que estão na base da dinâmica do projeto.

"Estimular o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em idades precoces é fundamental uma vez que se tendem a prolongar ao longo da vida, atuando assim na prevenção primária de algumas doenças prevalentes e associadas a hábitos alimentares inadequados", refere Bruno Sousa.

No próximo mês, vai também ser promovido um 'peddy paper' num supermercado da freguesia, envolvendo as crianças e as suas famílias, no sentido de as estimular à leitura dos rótulos em contexto real, à seleção de alimentos essenciais numa alimentação saudável e da promoção do consumo dos alimentos locais e da época.

Esta iniciativa tem o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e o SESARAM agradece a disponibilidade do Chef Octávio Freitas.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.