Este espaço, da responsabilidade da Direção Regional da Administração Pública e da Modernização Administrativa (DRAPMA), passa a dispor de três postos de atendimento, um deles para informações gerais, com uma zona de espera mais ampla e um maior espaço de backoffice, traduzindo-se em maiores vantagens para os cidadãos, bem como para os próprios funcionários.
Esta mudança, motivada, em parte, pelo aumento de afluência dos cidadãos, tem em vista a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Note-se que, particularmente nos últimos cinco anos, tem sido registado um forte crescimento de passaportes concedidos na Região, essencialmente justificado por fatores ligados a fenómenos migratórios e ao turismo, bem como, mais recentemente, devido ao BREXIT e às dificuldades sentidas no agendamento de atos consulares no Consulado Geral de Portugal em Londres por parte dos nossos emigrantes.
Atualmente, o Passaporte Eletrónico Português é concedido na Região pela DRAPMA no Balcão dos Passaportes, sito na Loja do Cidadão da Madeira, num prazo de 2 a 5 dias úteis, conforme a celeridade pretendida (normal, urgente ou expresso).