Os objetivos desta ação assentaram na partilha de diversos processos que visam promover a qualidade nos Sistemas Educativos Europeus. E neste particular o Centro de Educação de Avaliação Finlandês avalia a educação e produz informação que sustenta a tomada de decisões de política educativa e contribuindo para o desenvolvimento da educação.
Junta-se documento desse Centro elaborado especialmente para este evento em que se descreve como essa qualidade é promovida nos diversos níveis de ensino na Finlândia e que se operacionaliza através de processos de autoavaliação conducentes à melhoria.
A título de exemplo atente-se na seguinte passagem de um dos oradores: (para que a tradução não altere o sentido, deixou-se o texto original em inglês):
"The most autonomous teachers in the world:
-No systematic national testing (has never been);
-Principals don't visit the class (ended 1970s);
-No school supervisors (ended 1980s);
-No textbook and study material control (ended 1994);
-No heavy reporting before and after lessons;
-The curriculum promotes the idea to study without textbooks;
-How to evaluate e.g phenomenon-based learning and other pedagogical models presented in the curriculum?"
Foram ainda partilhadas as perspetivas de outros membros da SICI como a Estónia, Luxemburgo e País de Gales.
No workshop participaram inspeções que fizem parte integrante da SICI, bem como na sessão inaugural o seu Presidente Tommy Lagergren, a Ministra de Educação da Finlândia, Li Andersson e o Diretor do Centro de Educação de Avaliação Finlandês, Harri Peltoniemi.