O objetivo do exercício foi determinar a situação dos alunos após três anos do seu ingresso nas ofertas educativas do ensino secundário acima referidas, de forma a apurar quantos alunos conseguem concluir o secundário no tempo normal dos três anos, quantos demoram mais tempo e quantos abandonam o ensino secundário, sem o concluir, ao longo deste período.
Para aumentar a consistência do estudo e a facilidade de interpretação dos resultados, em todo o exercício, apenas foram considerados os alunos que ingressaram, pela primeira vez, no ensino secundário nas ofertas acima referidas ( no ano imediatamente anterior ao seu ingresso no Secundário, estavam matriculados no 9.º ano e concluíram o ensino básico na RAM).
Além da evolução temporal dos indicadores, analisou-se também a dependência das taxas de conclusão do ensino regular CH, cursos profissionais e cursos de educação e formação das seguintes variáveis:
a. Ofertas de educação e formação frequentada pelo aluno no 9.º ano, antes de ingressar no secundário;
b. Município da escola secundária;
c. Sexo do aluno;
d. Idade do aluno no ano de ingresso no ensino secundário;
e. Natureza, pública ou privada, da escola secundária;
f. Área de educação e formação do curso.