Pesquisar

Secretaria Regional de Educação promove cultura de segurança

Exercício de simulacro no âmbito das medidas de autoproteção. 21-10-2015 Educação, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional de Educação promove cultura de segurança A Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD) realizou no passado dia 20 de outubro de 2015, pelas 10:00 horas, um exercício interno de simulacro no edifício onde está sedeada, sito à rua dos Netos n.º 46, Funchal, no âmbito da elaboração das suas medidas de autoproteção. Estiveram presentes neste exercício diversos agentes da Proteção Civil, assim como observadores externos, com o objetivo de avaliar a intervenção dos meios de socorro, assim como o comportamento das equipas de segurança e utentes do edifício numa situação de emergência.

Foi simulado um incêndio no 1.º piso do edifício, assim como uma situação de um politraumatizado e um desaparecido. Os bombeiros das duas corporações do Funchal estiveram envolvidos na busca e salvamento das vítimas, assim como no combate às supostas chamas, também eles treinando procedimentos. O perímetro do quarteirão onde o edifício está situado foi momentaneamente condicionado ao trânsito pela PSP, simulando também uma eventual situação real.

Na posterior avaliação do exercício de simulacro foi exaltada pelos diversos agentes e observadores (PSP, Bombeiros, Serviço Municipal de proteção Civil, SRE)  a importância destes treinos para todos agentes envolvidos, assim como o adequado comportamento dos trabalhadores na emergência, a ainda a proatividade da DRJD na promoção e valorização desta dimensão da cultura de segurança.

A Secretaria Regional de Educação tem feito uma aposta forte na questão da promoção de uma cultura de segurança na comunidade escolar relativamente aos riscos naturais e tecnológicos, assim como na elaboração e implementação das medidas de autoproteção contra incêndios nos edifícios escolares e sob a tutela da SRE. Essa aposta tem sido concretizada através de dois projetos que estão no terreno, em que uma das dimensões desses projetos é o treino dos Planos de Prevenção e Emergência e das equipas de segurança através de exercícios de evacuação e simulacros, entre outras medidas.

Neste sentido também a DRJD está a executar e implementar as medidas de autoproteção no sentido de cumprir com todas as normas legislativas existentes nesta matéria, nomeadamente a formação dos seus trabalhadores na área da segurança contra incêndios, os procedimentos de prevenção e de emergência, o preenchimento dos registos de segurança e ainda a realização de exercícios de evacuação e simulacros como aconteceu neste caso. Estes exercícios e simulacros são de importância extrema no sentido de treinar e aferir todos os procedimentos de emergência, de forma a todos estarem melhor preparados para poder agir em caso de incêndio nas suas instalações.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.