Pesquisar

Estudar e pensar para um melhor desempenho das escolas

Apresentado projeto “Referencial de Aferição da Qualidade do Sistema de Educação da RAM”. 10-11-2015 Educação, Ciência e Tecnologia
Estudar e pensar para um melhor desempenho das escolas

Foi apresentado hoje, no auditório da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, o projeto “Referencial de Aferição da Qualidade do Sistema de Educação da RAM”.
Este projeto resulta de uma colaboração entre a Secretaria Regional de Educação e a Universidade Nova de Lisboa, no intuito de implementar um modelo de avaliação do desempenho das escolas, conforme sintetizou David Justino.
«Estamos a ajudar a criar condições para que essa avaliação seja feita, mas o mais importante é envolver os professores, os alunos, os pais e a comunidade, na tentativa de melhorar os resultados e os processos de aprendizagem, que é o mais importante», sublinhou o Presidente do Conselho Nacional de Educação.
«Vamos criar um conjunto de indicadores. Posteriormente, as escolas farão a sua autoavaliação e, com base nesta, através da SRE, vamos estabelecer esta prática de estudar e pensar sobre o que se anda a fazer. A avaliação é isto mesmo.»
Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, considera este sistema de avaliação um instrumento de trabalho importante.
«Vai contribuir para termos um sistema educativo de qualidade na Madeira, que corresponda às reais necessidades dos alunos e aos desafios da Região. Para decidirmos bem, temos de conhecer bem. A Região tem um parque infraestrutural de boa qualidade e um corpo docente altamente estável e qualificado. Reunidos estes pressupostos, podemos exigir um pouco mais ao nível dos resultados», concluiu.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.