Pesquisar

Artes são alternativa de formação mais ampla

CEPAM e sete Escolas do Ensino Básico do 2.º e 3.º Ciclos celebraram protocolos de desenvolvimento do Ensino Artístico em Regime Articulado. 03-12-2015 Educação, Ciência e Tecnologia
Artes são alternativa de formação mais ampla

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luíz Peter Clode (CEPAM) celebrou, esta quarta-feira (2 de dezembro), protocolos com sete Escolas do Ensino Básico do 2.º e 3.º Ciclos, tendo em vista a promoção e desenvolvimento do Ensino Artístico em Regime Articulado.


O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, subscreveu literalmente os acordos.


«Esta é uma alternativa de formação, articulada, integral e mais ampla do ponto de vista dos alunos, pois têm uma formação muito mais enriquecedora; para além do currículo normal académico, desenvolvem simultaneamente competências artísticas e musicais, neste caso no instrumento pelo qual optaram», observou Jorge Carvalho, sublinhando a articulação entre instituições conducentes a este projeto.


«Temos de ter sempre presente esta perspetiva de cooperação. Trata-se de rentabilizar recursos e maximizar interesses, das instituições e dos alunos. Através desta metodologia, os nossos jovens podem, dispensando o tempo normal de formação, fazê-lo em maior quantidade e qualidade.»


Jorge Carvalho considerou que, com aquele projeto, alcançou-se «um outro patamar no processo educativo» e desafiou «outras escolas e outras áreas» a seguir estes exemplos de cooperação.


Este tipo de parceria visando o desenvolvimento do Ensino Artístico em Regime Articulado, teve início com o Colégio Salesianos no ano letivo 2014/2015, com dois alunos no 5.º ano de escolaridade.


No ano letivo 2015/16 associam-se a esta modalidade de ensino seis novas escolas, envolvendo um total de 44 alunos e 35 professores do Conservatório. As escolas que celebraram protocolos esta quarta-feira foram Colégio Salesianos, Escola do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Escola do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas e Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.