Pesquisar

Secretário considera Educação Especial exemplar

“Inclusão – Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais” realiza-se este ano sob o lema “Porque a diferença ainda existe…”. 03-12-2015 Educação, Ciência e Tecnologia
Secretário considera Educação Especial exemplar

 O Secretário Regional de Educação marcou presença, nesta quinta-feira (3 de Dezembro) na cerimónia de abertura da “Inclusão – Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais”.


O evento realizou-se nas Grutas de São Vicente e contou com a presença de representantes da autarquia deste concelho e da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais.


Na oportunidade, Jorge Carvalho referiu que a «a Região possui uma vasta experiência, com mais de cinco décadas, na área da Educação dedicada a pessoas com necessidades especiais».

Sublinhando que o percurso desta valência de intervenção da Educação «foi sempre melhorado, assegurando progressivamente às pessoas com necessidades especiais meios humanos e materiais adequados ao enquadramento das suas aprendizagens», deu nota de que, no presente ano letivo, o setor conta com 341 técnicos que apoiam 3 463 alunos.


«Ao longo destes anos de intervenção, a RAM tem sido mencionada como um caso exemplar nesta valência da Educação, sendo a sua experiência alvo de referências altamente positivas à escala nacional e internacional, bem como objeto de estudos de natureza científica e pedagógica», enfatizou o responsável pela tutela, que garantiu ainda a continuidade das políticas que deram azo a este sucesso.


Reconhecendo que «como em todos os processos, também na organização da intervenção pública no setor da Educação Especial, é necessário avaliar os resultados obtidos e conjugá-los com as medidas indispensáveis para a sua melhoria e aprofundamento», Jorge Carvalho assegurou que «a SRE está a proceder desse modo, procurando conciliar o valor das experiências percorridas com a inovação sempre necessária, pois é ela que nos atualiza, desafia e permite combater o imobilismo».


A terminar a alocução presenciada por dezenas de alunos com necessidades educativas especiais, que se encontravam acompanhados pelos seus professores, o Secretário Regional de Educação assumiu que a iniciativa a que deu formalmente início «será certamente mais um momento de afirmação da história da qual nos orgulhamos e uma oportunidade para olharmos o futuro com confiança».


Na cerimónia esteve presente a dupla de fotógrafos DDiarte, na qualidade de padrinhos da iniciativa, que foram presenteados com trabalhos efetuados por utentes de Centros de Atividades Ocupacionais (CAOs).


Do programa da abertura constaram ainda atuações do grupo de percussão do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) de São Vicente PanCAOtuques, acompanhado por Esmeralda Correia, aluna da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, dos alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lourencinha, que interpretaram o tema “Livre”, do tema musical “Hallelujah” à guitarra por Gonçalo Silva (Conservatório - Escola Profissional das Artes, Eng.º Luíz Peter Clode), com voz de Esmeralda Correia e dança de Joana Caetano e Bárbara Matos (Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença) e do grupo Do mar à serra (CAO de Câmara de Lobos).


Houve ainda declamação do Hino à Diferença, com acompanhamento instrumental de guitarra, pela Associação Crescer Sem Risco e pelos utentes do CAO de São Vicente, e foi inaugurada a Exposição de Fotografia Pontos de Fuga, de Fátima Vasconcelos (CAO da Ribeira Brava).


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.