Pesquisar

Seis escolas premiadas pela Fundação Ilídio Pinho

Fase Nacional da 13.ª edição do projeto “Ciência na Escola” com boa presença da Região Autónoma da Madeira. 25-01-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Seis escolas premiadas pela Fundação Ilídio Pinho

Seis estabelecimentos de ensino da Região Autónoma da Madeira receberam, esta manhã, na Escola EB1/PE Ladeira e Lamaceiros (Arco da Calheta), os Prémios de Desenvolvimento da 13.ª edição do projeto “Ciência na Escola”, iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com os Ministérios de Educação e da Economia e em colaboração com a Secretaria Regional de Educação.

 

Na entrega de prémios, Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, destacou o papel dos docentes na construção do sistema educativo.

«Há um conjunto de instituições, como é o caso da Fundação Ilídio Pinho, que reconhecem o papel da escola, sabem que é criando condições para termos uma melhor escola que melhoramos a sociedade e o nosso futuro. Mas isso só é possível, independentemente dessas parcerias, com o empenho e dedicação dos professores. São eles o motor da educação. É verdade que os alunos são, à partida, os grandes beneficiados do sistema educativo, mas os professores são a força motriz desse sistema», sublinhou o responsável pela tutela da Educação.

«Se hoje valorizamos projetos que, pelo seu mérito, foram premiados, há também que valorizar o conhecimento alcançado pelos alunos, com base no trabalho dos docentes».

 

Jorge Carvalho considera que projetos daquela índole valorizam a escola e criam condições para que os alunos possam estar mais próximos da realidade atual e futura.

«Equiparmos as nossas crianças com pressupostos relacionados com a ciência, inovação e investigação é o caminho mais correto. Assim teremos cidadãos ativos e construtivos de uma sociedade cada vez mais equitativa, solidária e capaz de vencer na competição das sociedades», concluiu.

 

Carlos Teles, Presidente da Câmara Municipal da Calheta, não escondeu orgulho pelo facto de três das seis escolas premiadas na RAM serem do “seu” concelho.

«Somos um exemplo a este nível e queremos que assim continue. Num passado recente, olhávamos para as autarquias e juntas de freguesia como entidades viradas para outras prioridades sociais, mas queremos contrariar essa tendência, integrando os projetos das escolas. Queremos que as nossas crianças e jovens tenham um futuro melhor e é nestas idades que se começam a cultivar as suas potencialidades», apostou o edil.

 

Neste ano letivo, os projetos a concurso, subordinados ao tema “Ciência e tecnologia ao serviço de um mundo melhor”, pretenderam demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas da atualidade, tendo em vista a criação de um mundo melhor. Foram valorizados aspetos como a visão multidisciplinar dos projetos, a criatividade e inovação, o impacto social, o potencial de execução e o valor da ideia.

Os prémios de participação atribuídos no âmbito do concurso de ideias destinam-se a apoiar o desenvolvimento dos projetos selecionados pelos júris regionais, enquanto obrigatoriamente opositores à 2.ª fase [nacional] do projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho.

Na fase regional da Madeira foram selecionados os seguintes projetos, nas respetivas categorias (escalões) e aos quais foram atribuídos os prémios de valor monetário indicados:

 

Escalão

Identificação da Escola / Estabelecimento de Educação

Identificação do Projeto

 

Prémio

1.º Escalão (pré-escolar)

 

EB1/PE 23 Porto da Cruz

Fauna e flora: saco pró pão natureza no coração

200 euros

EB1/PE Lombo do Guiné

Aprender com os vulcões, solos e rochas

200 euros

2.º Escalão (1.º ciclo)

EB1/PE Ladeira e Lamaceiros

AQUECES com renováveis - Água quente utilizando exclusivamente coletores de energia solar

300 euros

3.º Escalão

(2.º ciclo)

EB23 do Curral das Freiras

 

A Rota do Linho: uma experiência pedagógica centrada na tecnologia tradicional do linho

400 euros

4.º Escalão

(3.º ciclo)

EBS Bispo D. M. F. Cabral

Sustentabiliza-Te Santana

500 euros

4.º Escalão

(secundário)

EBS Calheta

Banana feia, banana verde

500 euros

 

No total, este concurso premiou o trabalho de cerca de 180 alunos da Madeira que, numa segunda fase, irão desenvolver, com a orientação dos seus professores e a ajuda de algumas entidades parceiras, os seus projetos.

Estes projetos são candidatos ao Prémio Final, Fase Nacional, onde em edições anteriores a Madeira tem vindo a arrecadar prémios, designadamente:

10.ª Edição (2012/2013) – a EB1/PE de Câmara de Lobos ficou em 2.º lugar, na categoria 2.º escalão (1.º ciclo) arrecadando 7500 euros;

11.ª Edição (2013/2014) – a EB123/PE do Porto da Cruz ganhou uma menção honrosa no valor de 1000 euros, na categoria 1.º escalão (pré-escolar);

12.ª Edição (2014/2015) – a EB123/PE do Porto da Cruz voltou a ganhar uma menção honrosa no valor de 1000 euros, na categoria 1.º escalão (pré-escolar) e a EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) recebeu, também, uma menção honrosa no valor de 2250 euros, na categoria 3.º escalão (2.º e 3.º ciclos).


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.