Pesquisar

O livro é um instrumento fundamental de crescimento

Escolas da Região Autónoma da Madeira serão apetrechadas com cerca de 20 mil livros. 27-01-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
O livro é um instrumento fundamental de crescimento

Cerca de dois mil livros, num investimento de aproximadamente 20 mil euros, serão distribuídos pelas bibliotecas das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito do apoio à educação literária.


Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, esteve presente na cerimónia de distribuição simbólica dos livros e não escondeu a sua satisfação. «Estar num momento em que o livro é protagonista, é naturalmente gratificante para o responsável pela Educação» declarou, enfatizando a relevância das obras estarem incluídas no Plano Nacional de Leitura e de algumas delas serem de autores madeirenses. «Por esta via, valorizamos e promovemos aqueles que têm a coragem de transpor para a forma escrita os seus pensamentos», relevou ainda o responsável pela tutela, que salientou «a longevidade do livro».


«Ao contrário do que se poderia pensar há algum tempo, de que a era digital ameaçaria a existência deste amigo e companheiro, o livro é hoje um instrumento fundamental no nosso quotidiano, para as nossas crianças e jovens. O livro transporta-nos para momentos de reflexão, para imaginários e cenários fundamentais no nosso processo de crescimento e desenvolvimento. É através da leitura que nos consciencializamos do conhecimento e da importância do mesmo. Um livro nunca produz um saber instantâneo, produz um saber que a qualquer momento pode ser consultado».


Considerando que «os livros dão-nos um rumo», pois «podemos através deles perceber de onde vimos e para onde podemos caminhar», Jorge Carvalho deixou um repto aos alunos.

«Tive um professor de português que dizia: “livro que não é lido, é livro que não existe”. É uma grande verdade. O desafio que vos deixo é que deem existência a estes livros.»


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.