Pesquisar

Escolas da Calheta sensibilizadas para riscos naturais e tecnológicos

Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”. 03-02-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Escolas da Calheta sensibilizadas para riscos naturais e tecnológicos As Escolas Básicas do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo da Guiné e a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo do Atouguia, no concelho da Calheta, receberam uma intervenção do Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola” na passada terça-feira (2 de fevereiro).

Este projeto, parceria entre a Secretaria Regional de Educação, o Serviço Regional de Proteção Civil e a Associação Insular de Geografia, tem realizado ações semanais desde fevereiro de 2011, contribuindo para a melhoria das condições de segurança físicas e humanas das escolas da RAM.

A intervenção tem uma dimensão lúdica com os alunos, através de jogos alusivos à temática das regras relacionadas com os riscos naturais e tecnológicos, assim como uma dimensão operacional, graças à execução de exercícios de evacuação e do treino das missões das equipas de emergência das escolas.

Numa dimensão mais teórica, mas incluindo assuntos com um sentido prático e quotidiano, realizou-se com os adultos (docentes, não docentes, encarregados de educação e população local) uma ação de sensibilização relacionada com a consciencialização e identificação dos riscos e das respetivas medidas de autoproteção.

Os responsáveis pelas intervenções nas escolas, que são os técnicos das instituições parceiras, têm constatado uma crescente valorização desta temática por parte de todos os envolvidos, assim como um consequente melhoramento dos comportamentos e atitudes de prevenção e emergência face aos diferentes riscos, podendo-se afirmar que se tem percorrido um caminho positivo em direção a uma maior e melhor cultura de segurança.

Durante este mês de fevereiro, o Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola” visitará outras escolas do concelho da Calheta, nomeadamente a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré- Escolar da Ladeira e Lamaceiros (dia 16) e a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Estreito da Calheta (dia 22).

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.