Pesquisar

200 Certificados e Diplomas de Qualificação Profissional entregues

Taxas de inserção no mercado de trabalho de alguns cursos chegam aos 100%. 03-02-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
200 Certificados e Diplomas de Qualificação Profissional entregues

A Direção Regional de Qualificação Profissional (DRQP) procedeu, na passada terça-feira (2 de fevereiro), à entrega de 191 Certificados e Diplomas a jovens e adultos que concluíram com sucesso ações de formação.


A cerimónia mereceu a presença de Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação. Jorge Carvalho não escondeu satisfação por aquele momento de valorização dos formandos. «É através da formação que nos distinguimos, que nos tornamos diferentes em termos das oportunidades que podemos alcançar no mercado de trabalho. A formação é motivadora, valoriza-nos, aperfeiçoa-nos em áreas onde nos podemos realizar, torna-nos mais confiantes. É um ato de melhoria que nos distingue», garantiu o Secretário Regional. «As habilitações adquiridas deixam-vos em condições privilegiadas perante outros em termos de empregabilidade», disse ainda Jorge Carvalho, deixou um desafio àqueles recém certificados e diplomados: «Pensem nestas graduações como mais um passo no caminho da melhoria da vossa formação e conhecimento, que são fundamentais na vida real e no mercado de trabalho», concluiu.


A panóplia de ofertas educativas da DRQP ficou patente nos diversos tipos de certificados entregues. Os mais jovens frequentaram cursos de Educação e Formação de Jovens, de nível 2/9.º ano de Cabeleireiro e nível 4/12.º ano de Esteticista Cosmetologista, e dois de aprendizagem de nível 4/12.º ano, um de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica e outro de Técnico de Receção e Orçamentação de Oficina.


Para os adultos, foi ministrado um curso de Educação e Formação de Adultos, de nível secundário, que conferiu aos participantes o diploma de 12.º ano, e três cursos de Unidades de Formação de Curta Duração, nas áreas de Alemão, Tecnologias de Informação e Técnicos Instaladores de Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios.


Satisfeita com os resultados de 2015 – taxas de inserção no mercado de trabalho de 100% nos cursos de Técnico de Receção e Orçamentação de Oficina, Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica e Cabeleireiro, e de 57% do curso de Esteticista, por exemplo –, Sara Estudante Relvas, Diretora Regional da DRQP, centrou-se em 2016. «O presente ano comporta um novo e grande desafio: a criação do Instituto para a Qualificação, que permitirá uma otimização dos atuais recursos humanos e materiais, permitindo ganhos de eficiência e eficácia, assim como uma capacidade de prestar melhor e maior número de serviços», assegurou, apostando na «estratégia de educar e formar para o mercado de trabalho».


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.