Pesquisar

eTwinning liga Europa às escolas da Madeira

Rede de colaboração entre escolas europeias envolve mais de 350 mil professores. 04-02-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
eTwinning liga Europa às escolas da Madeira

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participou esta quarta-feira (3 de fevereiro), na cerimónia de entrega de bandeiras eTwinning a cinco escolas da Madeira: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Professor Francisco Manuel Santana Barreto (Fajã da Ovelha), Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada (Ponta do Sol) e Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Visconde Cacongo.
Foi neste último estabelecimento de ensino que decorreu aquele «momento de grande satisfação» para Jorge Carvalho.

«É importante vermos as nossas escolas premiadas e, acima de tudo, envolvidas em projetos deste cariz, de partilha de boas práticas e conhecimento de outros contextos», sublinhou o Secretário Regional, confiando no eTwinning como um instrumento de valorização.

«Só comparando com outras realidades conseguimos valorizar aquilo que possuímos. Estes projetos permitem esse reconhecimento e crescimento por parte dos nossos alunos, docentes e até não docentes, pois apercebermo-nos dos nossos constrangimentos e mais-valias, a partir das quais podemos trilhar o melhor caminho para os nossos alunos e escolas», perspetivou Jorge Carvalho, relevando o facto de o eTwinning envolver mais de 350 mil professores e desafiando outras escolas da Madeira a juntarem-se «a um projeto que perspetiva a sociedade do futuro, ao conceito de rede».

O eTwinning promove a colaboração entre escolas da Europa, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando apoio, ferramentas e serviços que facilitam, em qualquer área disciplinar, a criação de parcerias, de curta ou longa duração.

O projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários), que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver e partilhar projetos.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.