Pesquisar

Carlos Varela homenageado com “seu” Festival de Teatro Escolar

Nove escolas e quatro grupos convidados mostram trabalhos esta semana na ES Jaime Moniz. 01-03-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Carlos Varela homenageado com “seu” Festival de Teatro Escolar

Teve início esta segunda-feira, na Escola Secundária Jaime Moniz, o XXIV Festival de Teatro Escolar Carlos Varela. Presente na abertura deste certame, que se realiza entre os dias 29 de fevereiro e 4 de março, o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, felicitou a escola por promover esta homenagem a «um dos grandes dinamizadores do teatro escolar».


«As atividades extracurriculares na escola são fundamentais pois permitem que os alunos, dentro das suas diferentes competências, possam ter uma formação integral e de enriquecimento pessoal. Neste contexto, a expressão dramática é determinante», sublinhou o Secretário Regional, citando o cineasta Manoel de Oliveira: «O teatro é mais honesto porque é o local onde o homem que entra já não é o mesmo quando sai.»


Participam no Festival nove estabelecimentos de ensino – ES Jaime Moniz, ES Francisco Franco, EBS Calheta, EBS Ponta do Sol, EBS Porto Santo, EBS Machico, EBS Padre Manuel Álvares, APEL e EB123 Bartolomeu Perestrelo – e de quatro grupos convidados – TEF, Conservatório Escola Profissional das Artes, EmocionARTE e Alta Cena (DSEAM).

O júri deste XXIV Festival de Teatro Escolar Carlos Varela é composto por Ana Amaro (CMF), Diogo Correia Pinto (CEPAM), Duarte Rodrigues (DSEAM), Eduardo Luiz (TEF), João Mário Bettencourt (DRADR), Maria José Assunção (Contigo Teatro) e Maria Manuel (docente aposentada do grupo de Artes Visuais).


Para além de menções honrosas e certificados, serão também atribuídos vários prémios, com destaque para o Prémio Carlos Varela, que distinguirá o espetáculo mais completo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.