Pesquisar

Associação de Estudantes da EBS da Calheta tem novos dirigentes

Jorge Carvalho aconselhou aos jovens dirigentes empenho, dedicação e competência para fazer face aos tempos complexos e exigentes. 08-04-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Associação de Estudantes da EBS da Calheta tem novos dirigentes

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente na manhã desta quinta-feira (7 de abril), na tomada de posse dos órgãos sociais da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária da Calheta.


Catarina Lobato, empossada Presidente da Direção, prometeu empenho num trabalho que visa o sucesso dos alunos.


«Espero que esta equipa possa corresponder a uma leitura sábia dos sinais que o tempo espalha na sociedade sobre o papel fundamental que a educação assume. Sob esta perspetiva, cito Nelson Mandela: “A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação”», referiu a estudante de 16 anos.


«Neste contexto, e face às idiossincrasias locais, tudo faremos para que a nossa escola se distinga por um desempenho pedagógico verdadeiramente notável, seja pela capacidade de aproveitar as oportunidades da envolvente socioeconómica, seja pela capacidade de criar novos paradigmas de desempenho não obstante a escassez de recursos», disse ainda.


Jorge Carvalho manifestou satisfação pela consistência e dinâmica revelada pelos alunos daquele estabelecimento de ensino ao longo dos anos, particularmente pelas raparigas.


«Quando falamos em défice de participação e quotas para o género feminino, temos aqui três mulheres a presidir aos três órgãos empossados. Aqui as quotas falharam», gracejou o titular da pasta da Educação no Governo Regional, complementando as ideias preconizadas por Catarina Lobato. «É importante estarmos atentos aos sinais dos tempos, que são complexos e exigentes. É nessa exigência e complexidade que temos de nos posicionar, com mais empenho, dedicação e competência. Não se limitem a percecionar os sinais dos tempos, mas também a adquirir conhecimento para decidir bem», aconselhou, valorizando o conjunto de apoios oficiais disponibilizados aos jovens.


O Secretário Regional felicitou os empossados pela coragem de enfrentarem o desafio agora iniciado. «Só é possível sermos justos, livres e compreendermos a democracia se tivermos uma formação de qualidade. Sem essas competências dificilmente seremos capazes, ativos, competentes e responsáveis», concluiu.


Nuno Maciel, vereador da CM Calheta para a área da Educação, garantiu apoio municipal a todos os alunos. «A Autarquia investe nos seus jovens estudantes cerca de 200 mil euros anuais porque acredita que o seu sucesso será o sucesso da Calheta», sublinhou, relevando as vantagens do Cartão Jovem Municipal na concessão de descontos, quer através de parcerias com empresas locais, quer diretamente em serviços prestados pelo Município.


Bernardo Gouveia, Presidente do Conselho Executivo, relevou a atitude dos alunos empossados. «Pertencerem à Associação de Estudantes, para além do trabalho para os outros, é investir numa formação que não é quantificável de 0 a 20, nem aparece nas pautas escolares; é investir numa formação que só a vida e a prática podem oferecer, uma experiência que atualmente é reconhecida pelos empregadores. Já não se procura apenas os melhores estudantes, mas sim os diplomados que foram voluntários, interventivos, responsáveis, dinâmicos, com capacidades de liderança, comunicação e relacionamento. No fundo, procuram-se pessoas que fizeram mais do que aquilo a que meramente estavam obrigados», sublinhou.


Registe-se a composição da Associação de Estudantes da EBS Calheta:

Assembleia Geral - Presidente: Francisca Agrela; Vogal: Edgar Vieira; Secretária: Sara Silva; Suplentes: Simone Meneses, Ricardo Ferreira e Olívia Maurício.

Conselho Fiscal - Presidente: Nikita Gonçalves; Secretária: Anna Fernandes; Relator: Ivana Freitas; Suplentes: Alexandre Luís, Alexandre Gonçalves e Daniel Fonseca.

Direção - Presidente: Catarina Lobato; Vice-presidente: Valter Vieira; Secretário: Renato Nunes; Tesoureiro: Aníbal Agrela; Vogal: Duarte Canha; Vogal: Soraia Moura; Vogal: José António; Suplentes: Pedro Miranda, Laura Gonçalves, Gonçalo Camacho, Tony Gonçalves, Diogo Ferreira, Diogo Paulo e Patrícia Amaral. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.