Pesquisar

A escola é a maior família

Dia da Família comemorado na Escola B1/PE de São Roque do Faial. 11-05-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
A escola é a maior família

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participou esta terça-feira (10 de maio) no Dia da Família promovido pela Escola B1/PE de São Roque do Faial. Naquele estabelecimento de ensino reuniu-se boa parte da comunidade escolar para assistir a diversos momentos artísticos, protagonizados desde os pequenos alunos do pré-escolar até aos seus avós. E ainda houve espaço para hastear a Bandeira Verde Eco-Escolas e mostrar uma horta biológica reconvertida.


Para Jorge Carvalho, sendo a família a primeira célula viva da sociedade, deve ser também a primeira escola.

 

«É aí que os primeiros valores, princípios e atitudes devem ser atendidos. É aí, gerindo sucessos e insucessos, que crescemos. Nesta escola há uma relação que vai além do professor-aluno e envolve os pais, os avós, a comunidade», sublinhou o Secretário Regional, aludindo ao apoio dado às famílias locais expresso por uma encarregada de educação. «A escola cria condições não apenas do ponto de vista da educação e da formação, mas também do ponto de vista do apoio social.»

 

Neste contexto, o titular da pasta da Educação relevou o papel dos professores.

 

«São os construtores do conhecimento. Com a sua dedicação, a sua paciência, o seu envolvimento, a sua cumplicidade, conseguem com que as crianças se sintam na escola como se sentem nas suas famílias», elogiou, valorizando o esforço contínuo da escola perante novas realidades sociais.

 

«Hoje existem outros conceitos e formatos de família. A escola deve estar atenta a essas novas realidades, procurando enquadrar todas as crianças, dar-lhes condições e respostas para que possamos formar futuros cidadãos competentes e responsáveis», perspetivou, salvaguardando que, para tal, é necessário mais do que transmitir conhecimentos.

 

«Temos de proporcionar às crianças contextos de felicidade, porque só em ambientes de convívio saudável poderemos criar contextos de boa aprendizagem», concluiu.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.