Pesquisar

Semana Regional das Artes celebra 40 anos de Autonomia

41 eventos, envolvendo cerca de 3 500 alunos, prometem animar o Funchal entre os dias 13 e 21 de junho. 09-06-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Semana Regional das Artes celebra 40 anos de Autonomia

A Semana Regional das Artes foi apresentada na manhã desta quinta-feira (9 de junho), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da RAM (ALRAM). No evento marcaram presence Tranquada Gomes, Presidente da ALRAM, Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, Marco Gomes, Diretor Regional de Educação, e Carlos Gonçalves, Diretor de Serviços da DSEAM.

 

Tranquada Gomes relevou a circunstância deste evento estar este ano associado à celebração dos 40 anos de Autonomia. «Esta Semana das Artes permite que se celebre os 40 Anos da nossa Autonomia com a alegria e a criatividade de que só os jovens são capazes, e constitui um exemplo do que se pode fazer, de diferente e para melhor, no campo da educação artística e musical», perspetivou.

 

«Se há setores onde se fez um enorme esforço de investimento nestes 40 anos de Autonomia, o da Educação é um deles. Tinha de ser assim, já que havia necessidade de colmatar défices de formação do passado que ainda hoje atingem as camadas mais envelhecidas de nossa população», recordou Tranquada Gomes, assegurando que, nestas quatro décadas, a Madeira «soube realizar profundas transformações económicas, sociais, políticas e culturais».

 

«É uma história de sucesso, de vanguardismo, de valorização da cultura e da educação. Um passado que nos honra, um futuro que vamos ganhar em nome da nossa juventude», relevou ainda o presidente da ALRAM.

 

Jorge Carvalho pautou a sua intervenção pelo mesmo diapasão. «Era uma exigência que a Cultura e a Educação se juntassem à Autonomia. Esta trilogia, fornece-nos instrumentos para compreendermos as nossas raízes, os traços essenciais da vida madeirense, e dá forma à nossa esperança no futuro», afiançou. O Secretário Regional de Educação considerou ainda que «a Cultura permite que sejamos nós próprios, a Educação possibilita sabermos ser nós próprios e a Autonomia permite podermos ser nós próprios»

 

Por fim, Jorge CArvalho desafiou os encarregados de educação a marcar presença na “Semana”. «Procurem acompanhar as diversas performances, pois este é o momento de estarem mais perto dos vossos educandos».

 

Um dos destaques da conferência de imprensa foi a apresentação, através do Coro da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, do Hino dos 40 anos de Autonomia - “Celebrando a Autonomia".

 

Na edição 2016 da Semana Regional das Artes, que decorrerá entre os dias 13 e 21 de junho, realizar-se-ão 41 eventos, entre espetáculos, exposições, sessões de animação e concertos, em seis palcos diferentes, envolvendo cerca de 3 500 alunos.

 

Realce para a Exposição Regional de Expressão Plástica, com a participação de 116 escolas e instituições, para o Concurso de Expressão e Educação Plástica (a nível nacional), em exposição no Museu Casa da Luz, com 1 717 trabalhos recebidos da Madeira, de São Miguel (Açores), Viana do Castelo, Évora, Lisboa, Viseu e Faro, e para a Exposição de 3.600 postais pintados por crianças das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

 

Para além do “crescimento” de uma semana para 10 dias, outras novidades desta edição são a participação de grupos do Conservatório, o passatempo “A minha selfie” (com o apoio da NOS Madeira), e a realização do V Festival da Canção Juvenil da Madeira “A Voz D’Amanhã”.

 

O programa detalhado da Semana da Artes pode ser consultado aqui.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.