Pesquisar

Desporto é uma esfera de intervenção de múltiplas áreas do conhecimento

Jorge Carvalho sublinhou pertinência da Conferência Direito do Desporto e Política Desportiva. 09-09-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Desporto é uma esfera de intervenção de múltiplas áreas do conhecimento

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, saudou o Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados pela iniciativa que reúne esta sexta-feira (9 de setembro), no Hotel VidaMar, dezenas de participantes em torno das áreas do Direito e do Desporto.

 

«Sendo verdade que o Desporto é uma esfera de intervenção de múltiplas áreas do conhecimento, circunstância que o torna vulnerável a diversas influências, é desejável que o Direito aqui intervenha em nome do Estado de direito que caracteriza o modelo de governação pública erigido nas sociedades desenvolvidas», preconizou o Secretário Regional, sublinhando a pertinência do tema desta conferência face aos crescentes níveis de complexidade das práticas desportivas.

 

«Desde a simples recreação e lazer à alta competição e rendimento, reclamam-se intervenções ajustadas na salvaguarda dos direitos dos cidadãos enquanto praticantes desportivos, nas relações que estabelecem com clubes e sociedades, seleções, etc., bem como das condições em que estes organismos coletivos definem a sua relação com o Estado e com a sociedade em geral», alertou Jorge Carvalho, considerando aquela conferência «um incentivo à qualidade que o desporto madeirense pretende reforçar».

 

Para a qualidade que o desporto regional atingiu, o governante destacou o desempenho dos dirigentes.

 

«Tem sido um papel determinante. Sem os dirigentes tudo ficaria sob a responsabilidade exclusiva do Estado, o que seria indesejável e inconsequente, como ficou bem demonstrado no tipo de regimes que tal opção perfilaram. Sem os dirigentes seria improvável que fossem criadas as condições que permitem a crianças e jovens alimentar sonhos, desenvolver competências, cumprir processos de especialização e, quantas vezes, dar à nação as vitórias que, a todos unindo, são as mais desejáveis.»


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.