Pesquisar

«Se não pensamos fora da caixa somos ultrapassados em todas as áreas»

Miguel Albuquerque considera que as áreas pedagógica e da gestão do ensino não são dissociáveis dos desafios que aí vem. 14-09-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
«Se não pensamos fora da caixa somos ultrapassados em todas as áreas»

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participou na Sessão de Abertura do ano letivo 2016/2017, realizada na Escola Secundária Gonçalves Zarco nesta terça-feira (13 de setembro). O futuro da Região e o papel que os professores nele desempenharão marcou o discurso de Albuquerque.

 

O chefe do Executivo madeirense agradeceu o trabalho, empenho e dedicação dos professores «a uma causa superlativa importante que é o futuro da Região e das novas gerações que vão construir aquilo que queremos ou não queremos para a Madeira».

 

«A classe docente, nesta terra e neste país, lidera em termos de opinião pública, norteia a população pelo exemplo e pelos juízos de valor que emite. Não é uma classe profissional qualquer, é determinante nos comportamentos futuros da população e das novas gerações», relevou o Presidente do Governo Regional, sublinhando a evolução tecnológica para chamar a atenção para a necessidade de constante mudança.

 

«O mundo continua em aceleração e temos que saber ler os sinais da evolução da nossa sociedade para podermos intervir atempadamente naquilo que desejamos para o futuro dos nossos filhos e netos. Se na segunda metade do Séc. XX o fundamental na equidade social foi a universalização da educação, neste início do Séc. XXI temos de saber que qualificação queremos dar aos nossos jovens e direcionada para que tipo de sociedade. Daí a responsabilidade elevadíssima das escolas, porque há grandes mudanças a ocorrer: a família mudou, os tempos de trabalho mudaram, a mulher tem um papel ativo e positivo na sociedade – deixou de ser tradicional –, por isso os desafios são completamente diferentes», preconizou.

 

Os resultados apresentados no início da sessão por António Mendonça e Armando Morgado, Presidentes dos Conselhos Executivos das Escolas Básicas dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos e do Caniço, relativamente aos projetos ‘Turmas +’ – que indiciam um grande aumento percentual nos casos de sucesso naquelas comunidades educativas –, implementados no ano letivo transato, constituem a atitude prospetiva defendida por Miguel Albuquerque.

 

«Temos de pensar fora da caixa. Os exemplos aqui dados refletem isso mesmo, os preconceitos iniciais estão ultrapassados. Os resultados estão à vista de todos, está realizada a equidade junto daqueles que mais necessitavam. Aqui a escola e os professores tiveram um papel determinante», registou, alinhavando aquelas que considera três componentes fundamentais da educação para o futuro: Humanidades, Criatividade e Ciências Aplicadas.

 

«As máquinas vão substituir as tarefas rotineiras dos seres humanos. Há um conjunto de áreas de emprego que vão ser confrontadas com a ascensão das novas tecnologias, numa realidade que terá grande reflexo nas sociedades. Por isso, é fundamental termos uma leitura prospetiva relativamente à formação que estamos a dar aos nossos jovens», argumentou o Presidente do Governo Regional, revelando um desejo em tom de desafio.

 

«Quero realizar na Madeira um conjunto de conferências – não daquelas chatas para falarmos sempre das mesmas coisas –, onde estas questões relativamente ao futuro devem ser debatidas com a participação dos líderes da nossa sociedade: os professores e os alunos. É fundamental perceber que sociedade vamos ter daqui a 10 ou 15 anos e estarmos preparados para ela. Se não pensamos fora da caixa e cairmos na rotina, somos ultrapassados em todas as áreas e estamos a enganarmo-nos a nós próprios», concretizou.

 

A Sessão de Abertura do ano letivo 2016/2017, contou também com intervenções de Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, e Rui Caetano, Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Gonçalves Zarco.


O discurso completo do Secretário Regional de Educação pode ser consultado aqui, em formato PDF.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.