Pesquisar

“Ponto e Vírgula” revigorado com “Grande Ideia”

Suplemento realizado pelos alunos premiará, no final do ano letivo, os melhores trabalhos nas modalidades de conto, poesia, ilustração, fotografia, reportagem, investigação histórica e vídeo. 28-09-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
“Ponto e Vírgula” revigorado com “Grande Ideia”

A Secretaria Regional de Educação e o Diário de Notícias apresentaram, na tarde desta segunda-feira (26 de setembro), no auditório do Museu da Eletricidade, o revigorado “Ponto e Vírgula”. A exposição do plano de ação para o suplemento realizado pelas escolas da Madeira, mereceu  a presença de Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, José Câmara e Ricardo Oliveira, Administrador Executivo e Diretor do DN, respetivamente, e dezenas de professores representantes dos Conselhos Executivos escolares.

 

A grande novidade do “Ponto e Vírgula” para este novo ano letivo é o concurso “Grande Ideia”, que visa promover e incentivar o desenvolvimento das capacidades criativas dos jovens estudantes da RAM. O concurso premeia as melhores obras nas modalidades de conto, poesia, ilustração, fotografia, reportagem, investigação histórica e vídeo.

À semelhança do ano letivo transato, o “Ponto e Vírgula” será publicado na primeira terça-feira após o dia 15 de cada mês, num total de oito suplementos de 16 páginas cada – à exceção do primeiro, de outubro, que será um protótipo.

 

Na sua intervenção, Jorge Carvalho considerou o “Ponto e Vírgula” como um instrumento valorativo do processo educativo junto da sociedade.

 

«Esse reconhecimento e valorização só pode(m) ocorrer se houver um conhecimento daquilo que é a dinâmica e a vida das escolas: cheias de criatividade, inovação e muita dedicação. Uma sociedade que não dá valor a esta que é a sua instituição mais nobre – a escola –, dificilmente poderá aspirar a uma grande valorização dos seus cidadãos e até do seu futuro. A escola, enquanto espaço de formação das sociedades, deve ser valorizado, conhecido de todos, não deve ficar tão-só no caso da insatisfação de um professor, de um aluno ou de um encarregado de educação, mas daquilo que de muito bom lá se faz», relevou o Secretário Regional de Educação, incentivando as escolas a fazer uso do “Ponto e Vírgula”.

 

«As escolas têm as suas dinâmicas e plano de atividades muito bem definidas. Aproveitem este instrumento que vos é disponibilizado para poderem, junto da opinião pública, valorizar o vosso trabalho, muitas vezes avaliado num simples ranking, que tem a importância e a validade que tem. Deixem a vossa marca de forma distinta, pela positiva, da atividade das escolas e a formação dos nossos jovens», preconizou.

 

Por seu turno, José Câmara destacou a qualidade patenteada nos trabalhos dos alunos nos sete números do “Ponto e Vírgula” do ano letivo passado.

«Este projeto teve a capacidade de mostrar talentos e riqueza de conteúdos», sublinhou o administrador do DN, confiante no sucesso da parceria com a Secretaria Regional de Educação.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.